10/12/2021

Arapongas presta homenagem ao pioneiro Walter Buzalaf, que tinha 47 anos de Medicina

Tinha 71 anos de idade e era especialista em Clínica Médica. Concentrou toda sua carreira profissional no Norte Paranaense, detendo grande prestígio e respeito

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Walter Buzalaf (CRM-PR 4.297), especialista em clínica médica. Tinha 71 anos de idade e 47 de formação médica e que concentrava sua atuação profissional em Arapongas, no Norte paranaense. Faleceu no dia 8 de dezembro em hospital de Londrina, onde havia sido internado havia uma semana devido a problemas cardíacos. Era pai do gineco-obstetra Guilherme Buzalaf Neto (CRM-PR 21.563), também com atuação em Arapongas. As condolências da classe médica aos familiares, amigos e pacientes.

Na manhã do dia 9 (quinta-feira), foi prestada homenagem ao médico de grande prestígio na região. Familiares, amigos e profissionais da saúde da Prefeitura de Arapongas se uniram no cortejo fúnebre, que saiu às 8h15 da Capela das Acácias, contando com apoio de equipes do Samu e Guarda Municipal. O cortejo percorreu a Avenida Gaturamo, passando depois pelo Paço Municipal e parando em frente à Clínica Buzalaf, onde os filhos fizeram homenagem.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Walter tinha 71 anos de idade e 47 de profissão. (Foto: Arquivo)

O acompanhamento ainda parou defronte à Santa Casa, para nova reverência, o que se repetiu na passagem pela Clínica Modelo e Hospital Santa Rita. Após o trajeto, o cortejo retornou ao Cemitério das Acácias, onde o corpo foi velado com grande acompanhamento. O sepultamento ocorreu ao final da tarde.

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, manifestou seu pesar pelo falecimento do médico Walter Buzalaf, ao qual se referiu como “um dos profissionais de saúde mais conceituados da região”. E reforçou: “É com grande tristeza que recebemos a notícia do falecimento do doutor Walter. Ele foi um amigo pessoal, um valoroso profissional, uma pessoa com grandes qualidades. Trata-se de uma perda que enluta nossa cidade. Nossa solidariedade a toda a família e ao grande círculo de amigos.”

Nas redes sociais houve grande comoção e muitas manifestações de respeito e solidariedade ao Dr. Walter. O colega médico Dr. Alecsandro Cavalcante, registrou: “Arapongas perdeu há pouco seu maior clínico: Dr. Walter Buzalaf. Médico há 47 anos, oriundo da tradicional Faculdade de Medicina de Botucatu, foi o mais completo médico da nossa região, grande conselheiro; meus diagnósticos mais difíceis sempre passaram pelo crivo da inteligência privilegiada do Dr. Walter. Fará muita falta. Nossas condolências à família e amigos enlutados, especialmente à Dona Tuca”.

O ortopedista Fernando Marques, superintendente médico da Secretaria Municipal da Saúde, reforçou que as muitas homenagens atestam o reconhecimento público à figura do Dr. Walter enquanto médico e cidadão araponguense. Ele registrou: “Hoje é um dia triste para a Medicina de Arapongas. Perdemos um profissional exemplar e, acima de tudo, um grande homem e pai de família. Dr. Walter Buzalaf deixou um legado em nosso município. Será prestada singela homenagem a este grande homem... Descanse em paz Dr.!”. João Graça complementou: “Acabo de perder um grande amigo que sempre atendeu a mim e a praticamente toda minha família, Dr. Walter Buzalaf. Conhecedor da Medicina como poucos, pesquisador incansável e um ser humano fenomenal. Amigo dos amigos!] Meus sinceros sentimentos à querida Tuca e aos seus filhos e netos, que tanto amava. Que Deus conforte seus corações.”

Natural de Reginópolis (SP), onde nasceu em 6 de outubro de 1950, o Dr. Walter se formou pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho em dezembro de 1974. Registrou-se no Conselho de Medicina do Paraná em abril de 1975. Atuou como chefe do posto de saúde de Sabáudia, no Hospital Nossa Senhora de Lourdes, em Arapongas, além de atender na Clínica Modelo e, depois, em sua clínica, que leva o seu nome.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios