04/10/2006

Artistas abrem exposição nacional no Conselho

A inauguração da XX Exposição Nacional de Artes e do I Salão Sul-Americano de Artes foi realizada na última quarta-feira (4/10) no Espaço Cultural CRM-PR. Além de renomados artistas que enalteceram a iniciativa da Associação Paranaense de Pintura Artística (ASPAR), a abertura do evento contou com a presença do presidente do Conselho, Hélcio Bertolozzi Soares; da presidente da ASPAR, Odete da Conceição; de toda a diretoria da entidade e de colaboradores.

Na ocasião, Dr. Hélcio falou sobre a importância do CRM ser um elo entre a medicina e a arte. "A Casa do Médico pretende ser um pólo propagador não só de eventos éticos, científicos e de educação, mas também de cultura", afirma. Desde sua inauguração em outubro de 2004, a intenção do Espaço Cultural CRMPR é inserir o Conselho no roteiro cultural de Curitiba.

Mais de 100 esculturas, porcelanas, telas e vidros feitas pelos 59 artistas brasileiros e de países da América do Sul estarão expostas no local até sexta-feira (6/10), dia em que a mostra será encerrada. O principal objetivo é retratar o Meio Ambiente e a diversidade cultural brasileira, apontando as diferenças étnicas, de crenças, a fauna e flora e também as paisagens do País.

A artista plástica Karimi Abdalla Preuss é um dos destaques entre os organizadores e participantes do evento, por usa vasta experiência em técnicas de pintura e diversas atividades didáticas, entre as quais leciona cursos de extensão de em seu ateliê. Além dela, o renomado professor de pintura, Mário Watanabe, recém-chegado da 3.ª Mostra Internacional de Pintura sobre Porcelana realizada em Campos do Jordão (SP), também tem participação importante no evento. Watanabe é um dos artistas a ministrar palestras aos participantes com o intuito de trocar experiência e técnica e também refletir sobre as questões contemporâneas da arte voltada à biodiversidade.


As premiações

Uma Comissão Julgadora, formada pelos mais renomados artistas, avaliou e premiou um dia antes da exposição (3/10) os melhores trabalhos em diversas categorias. Os jurados foram: Rocco Gallinha, representando a Escola de Vitrais do Centro de Cultura Italiana; Denise Wendt, coordenadora das oficinas do Museu Alfredo Andersen; Karimi Preuss; Ronald Simon, renomado artistas plástico do Rio Grande do Sul e professor de pintura do Museu Alfredo Andersen; Dimas Florêncio e Darly Gomes Bolsoni, experts em telas e peças de porcelana.


Os vencedores

Em primeiro lugar ficou a artista Magda Cristina Pereira, com a obra em baixo-esmalte "Tartarugas". Em segundo, Mary Peters, com a porcelana em técnica moderna "Aconchego". Em terceiro, Sada Mohad com cerâmica Rakú. Também houve menção honrosa para a peça em porcelana da Prof.ª Doroty Queiroz Bordignon chamada "Pátria mãe gentil"; para a cerâmica "A beleza da imperfeição" de Adriana Büchele Sthiago de Mello; a escultura "Iyá Abgá - mãe grande" de Risolete Bendlin; a tela "Sem título" de Paulo Dias; e a escultura em vidro "Helicônia rostrata" de Loire Nissen.


Histórico da ASPAR

A Associação Paranaense de Pintura Artística (ASPAR), entidade realizadora do evento, contou com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Paraná e do Museu Alfredo Andersen. Filiada a Federação Brasileira de Artistas Plásticos, a ASPAR foi fundada em 1980 por um grupo de artistas pintoras de porcelana e em seguida abriu as portas a todos os segmentos da arte do fogo, tela e escultura. Com o intuito de promover a confraternização e a valorização do artista, a Associação também promove eventos periódicos para que artistas possam expor seus trabalhos e participar de concursos a nível nacional e internacinal.


Serviço:
A mostra ficará aberta até o dia 6 de outubro, das 10 às 17h, na sede do Conselho de Medicina (Rua Victório Viezzer, 84, Vista Alegre). A entrada é franca!

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios