01/11/2022

Assembleia Legislativa presta homenagem à APAE Curitiba pelos 60 anos de fundação

Durante o Grande Expediente da sessão plenária, representantes da entidade receberam diploma de Menção Honrosa. Teve entre os fundadores, em 6 de outubro de 1962, o médico José Faustino Pereira

A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou nesta segunda-feira (31) os 60 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Curitiba (APAE Curitiba). A homenagem ao trabalho e à história da instituição ocorreu durante o Grande Expediente da sessão plenária por proposição do deputado Bazana (PSD). Durante a solenidade, realizada no Plenário da Assembleia, o parlamentar entregou certificado de Menção Honrosa ao presidente da APAE Curitiba, Paulo Roberto Michelon. A APAE Curitiba teve entre os fundadores o médico José Faustino Figueiras Alves Pereira, que criou outras associações no Estado, incluindo a de Ibiporã. Ele recebeu do CRM-PR, em 2007, a Medalha de Lucas - Tributo ao Mérito Médico em reconhecimento ao seu trabalho médico social. O Dr. José Faustino faleceu em 2012.

"É um prazer entregar essa menção honrosa para essa entidade tão importante. Esta é uma tarde de muita alegria e satisfação. A APAE de Curitiba completa 60 anos de trabalho de muita luta e muitas conquistas. São mais de 27 mil alunos atendidos nesse período. Esta é uma entidade que faz a diferença na vida da pessoa com deficiência", disse o parlamentar. Segundo ele, a instituição promove a inclusão com responsabilidade. "Preparamos esses seres humanos especiais para que eles possam tocar a vida com tranquilidade e dignidade. Sou voluntário há 18 anos na APAE de Arapongas. Sabemos as dificuldades que a entidade enfrenta todos os dias", completou.

clique para ampliarclique para ampliarHomenagem à APAE Curitiba em sessão na Assembleia. (Foto: Divulgação)

O presidente da Instituição, Roberto Michelon, agradeceu ao deputado Bazana pela homenagem. Ele destacou ainda a importância do corpo de colaboradores comprometidos com a causa. "Se não fossem essas pessoas, não estaríamos aqui completando 60 anos. Há a falta de interesse e desconhecimento. Porém, temos avançado na materialização do que já foi sonho e hoje é direito. Hoje, são pessoas tratadas como gente, gente como nós. Cuidamos de pessoas com deficiência. Hoje o trabalho se estende para uma multiplicidade de deficiências. Investir em vidas, essa é a nossa missão. Fazemos a diferença na vida de pessoas e pessoas muito especiais”, afirmou.

A APAE Curitiba atua há 60 anos em defesa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foi criada no Rio de Janeiro em 1954. Em Curitiba, foi fundada em 6 de outubro de 1962 e surgiu para promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio às famílias. Busca o desenvolvimento integral, habilitação e reabilitação, melhoria da qualidade de vida e inclusão social da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla, na família e comunidade.

Na capital paranaense, a instituição atua em três pilares: educação, saúde e assistência social. A APAE conta com o trabalho de quase 300 colaboradores para manter cinco escolas especializadas, três centros terapêuticos e sete Casas Lar. A entidade atende quase 500 alunos, alcançando mais de 700 atendimentos por dia e 35 acolhidos nas Casas Lar. Hoje a associação realiza, em média, quase 50 mil atendimentos terapêuticos por ano, totalmente gratuitos.

Durante todos os seus 60 anos, a APAE Curitiba diz que sustentou seu trabalho com a colaboração da população por meio das doações, mantendo todas as suas escolas e oferecendo saúde às pessoas com deficiência. A instituição pertence ao terceiro setor, sendo uma organização não governamental (ONG) que necessita da colaboração e solidariedade das pessoas.

Fonte: ALEP

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios