14/11/2023

Assembleia Legislativa realiza no dia 21 de novembro o 1°Seminário Paranaense sobre TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade afeta de 5% a 8% da população mundial. No Brasil, segundo estatísticas, 2 milhões de pessoas têm o transtorno

“Visão geral e desafios sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade” será o tema do 1º Simpósio Paranaense sobre TDAH, no próximo dia 21 de novembro, às 9 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. O evento é uma iniciativa do Bloco Parlamentar Temático da Neurodiversidade e Escola do Legislativo. A proposição é do líder do Bloco, deputado estadual Alisson Wandscheer.

O seminário oferecerá informações valiosas sobre o TDAH e seu impacto na sociedade, destacando a importância de um olhar mais amplo sobre as questões relacionadas à neurodiversidade e à saúde mental. Alisson Wandscheer enfatiza a importância do Simpósio para aprofundar a compreensão da sociedade sobre o TDAH, promover a conscientização e discutir ações legislativas para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por esse transtorno.

O parlamentar, que também é uma pessoa com TDAH, traz uma perspectiva pessoal e um compromisso especial com a causa. “O 1º Simpósio Paranaense sobre TDAH é uma oportunidade única para a comunidade, profissionais de saúde, educadores e legisladores se unirem em busca de soluções e apoio para as pessoas com o transtorno. Juntos, podemos avançar em direção a uma compreensão mais profunda e a uma sociedade mais inclusiva”, afirmou.

Especialistas

O 1º Simpósio Paranaense sobre TDAH reunirá especialistas renomados na área, que compartilharão seus conhecimentos e experiências visando a um melhor entendimento e tratamento desse transtorno. Estão confirmadas as presenças de:

Yuri Maia, uma referência no campo do TDAH, falará sobre “Vivências, estatísticas e Políticas Públicas para o TDAH Adulto”. Para ajudar as pessoas a entenderem melhor o transtorno, fundou o Instituto TDAH Descomplicado.

Fabiana Longhi Vieira Franz, mãe atípica, advogada especialista em Direitos da Pessoa com Deficiência, membro da Regional Sul Autismo da Associação Brasileira de Advogados/ABA e da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/PR, abordará o tema “A importância do conhecimento sobre TDAH para o acolhimento e empatia das crianças”;

Carolina Correia Abati, psicóloga especializada em saúde mental com ampla formação e experiência na área. Atua como pesquisadora colaboradora no Centro de Neuropediatria - Ambulatório de TDAH e Transtornos Disruptivos do Hospital de Clínicas da UFPR. Ela trará o tema “Na psicologia quais são os desafios de viver com TDAH?”.

Marcio Oliveira, profissional de Educação Física com especialização em análise do comportamento autismo e deficiência intelectual. É especialista no ensino de habilidades motoras e exercícios físicos para crianças neurodivergentes. Sua apresentação abordará a relação entre TDAH e atividades físicas.

Ana Regina Braga, mestre em Educação e Psicopedagogia, falará sobre “As dificuldades do TDAH na vida escolar”, trazendo sua experiência como palestrante na área da inclusão, professora e autora de materiais didáticos na área da psicopedagogia e educação especial.

Dra. Flávia Vicentini, médica psiquiatra da infância e adolescência, especialista em transtornos do neurodesenvolvimento. Médica titular da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Tema: Introdução sobre diagnóstico e tratamento do TDAH.

Vanessa Santos é presidente do Movimento para Inclusão (MOVIN), pessoa com diagnóstico de dislexia e TDAH. Mãe atípica de duas crianças com os transtornos. Seu tema será “Os desafios enfrentados por mães de filhos com TDAH”.

Letícia Chun Pei Pan, tenente-coronel da Polícia Militar do Paraná, 20 anos em docência em universidades públicas, MBA em Gestão de Saúde pelo Hospital Albert Einstein. Tema:;”TDAH na Polícia Militar do Paraná”.

TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que impacta diversos aspectos da vida. Na esfera acadêmica, indivíduos com TDAH podem enfrentar dificuldades significativas de concentração e organização, refletindo no desempenho escolar. Além disso, a influência do TDAH em aspectos emocionais, sociais e profissionais contribui para instabilidade nos relacionamentos, oscilações na autoestima, dificuldades no ambiente de trabalho e nas interações sociais.

Os reflexos do TDAH abrangem também áreas práticas, como gestão do tempo, organização pessoal e financeira, evidenciando a necessidade de estratégias de apoio e intervenções adaptativas.

Com diagnóstico e tratamento - abordagens terapêuticas, educacionais e, em alguns casos, medicamentos, muitas pessoas conseguem superar esses desafios, desenvolvendo meios eficazes para gerenciar o TDAH e levar uma vida plena e produtiva.

Os medicamentos utilizados para tratar o TDAH frequentemente atuam no ajuste dos níveis de dopamina no cérebro. A dopamina é um neurotransmissor que desempenha um papel crucial nas funções cognitivas, incluindo a atenção e o controle motor. Medicamentos como os estimulantes, por exemplo, podem aumentar os níveis de dopamina, ajudando a melhorar a concentração e a reduzir a impulsividade em indivíduos com TDAH. Essa regulação neuroquímica é uma parte essencial da abordagem medicamentosa para gerenciar os sintomas do TDAH.

INFORMAÇÕES

1º Simpósio Paranaense sobre TDAH -

Tema – Visão geral e desafios sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

Data – 21 de novembro

Horário – 9 horas

Local – Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná – Aberto ao público

Fone - (41) 99112-1717

A inscrição concederá direito ao certificado de participação no Simpósio.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios