11/07/2018

Associação Médica do Paraná celebra os 85 anos de fundação

Reunião do conselho deliberativo e jantar de confraternização marcaram a passagem da data comemorativa. Em discurso, presidente da instituição criticou a abertura indiscriminada de cursos médicos

A Associação Médica do Paraná (AMP) realizou em sua sede em Curitiba, na noite de sábado, (7) o jantar comemorativo para celebrar os 85 anos de fundação da instituição, depois de ter promover durante o dia reunião do conselho deliberativo, quando foram debatidos projetos a serem implementados no segundo semestre e em 2019.

Aproximadamente 300 pessoas entre médicos associados e seus acompanhantes lotaram as dependências do restaurante da AMP para o elegante jantar com música ao vivo. O ambiente agradável foi ideal para a confraternização e interação entre médicos de diferentes especialidades. Diretores da AMP e das regionais do interior do estado estiveram presentes e prestigiaram o evento. O Conselho Regional de Medicina do Paraná esteve representado pelo secretário-geral Luiz Ernesto Pujol.

O presidente da Associação Médica, Dr. Nerlan Tadeu de Carvalho, falou aos presentes sobre a importância e a representatividade da data para toda a classe médica paranaense, considerando todas as conquistas da AMP nestas quase nove décadas de existência. Também fez críticas à abertura indiscriminada de cursos médicos, desprovidos da necessária infraestrutura para oferecer profissionais preparados ao mercado.

clique para ampliarclique para ampliarNerlan de Carvalho, presidente da AMP, com dirigentes de instituições médicas. (Foto: Luiz Micheluci)

Confira a íntegra do discurso do presidente:
“Minhas senhoras, meus senhores.
Colegas e amigos médicos.
Dia 2 de julho de 1933, é a data da fundação da Associação Médica do Paraná. Portanto completamos 85 anos de sua fundação. Os médicos fundadores fizeram constar no seu objetivo contribuir com a formação e aprimoramento da classe médica. Será que eram visionários? Penso que a seriedade e propósitos feitos, naquela época são perfeitamente alinhados com a atualidade, onde lutamos pela qualificação profissional, pela ética e respeito com o próximo. Pautado nesta certeza estamos evoluindo na UCAMP – nossa Universidade Corporativa da Associação Médica do Paraná que através da plataforma digital de ensino à distância levará conhecimento e reciclagem à toda classe médica do país.
A AMP, assim como o CRM-PR são contrários à abertura de cursos de medicina, sem estrutura, autorizados de modo indiscriminado, atendendo exclusivamente aos interesses políticos e ou particulares. Nos últimos 16 anos – portanto governo Lula, Dilma e Temer, temos observado uma piora nos investimentos da área da saúde penalizando a população. E o povo não enxerga o que está à sua frente e não se manifesta.
E a classe médica é acusada de ser a responsável. A imprensa comprada, noticia frequentes acusações aos profissionais que dedicam seu trabalho exemplar, muitas vezes sem condições no atendimento diário à população. Temos obrigação de nos posicionar nas próximas eleições, e para tal foi constituído o IBDM – Instituto Brasileiro da Medicina, cujo propósito é suprapartidário, objetivando eleger médicos ou pessoas comprometidas com a classe médica e saúde da população. Peço a todos que acompanhem através de nossas mídias as notícias e apoiem nossos projetos.
Finalizando: nestes 85 anos, fomos evoluindo, aprendendo, atualizando, lutando de modo incessante pela classe médica e dignidade da profissão. Desafios são muitos e devemos perseverar e vencer. O futuro a nós pertence. Obrigado!”

Abaixo os participante da reunião do Conselho Deliberativo da AMP:
Dr. Nerlan Tadeu G. de Carvalho – presidente da AMP
Dr. José Fernando de Macedo – presidente da UCAMP/1º Tesoureiro AMP
Dr. João Carlos Baracho – Secretário-geral da AMP
Dr. Jurandir Marcondes Ribas – delegado da Associação Médica Brasileira
Dr. Claudio Tomuo Hayashi – presidente da Associação Médica de Toledo
Dra. Leize Schiavini Rodrigues – diretora social da Associação Médica de Toledo
Dr. Antonio Caetano de Paula – vice-presidente Norte da AMP
Dra. Beatriz Emi Tamura – presidente da Associação Médica de Londrina
Dr. Fábio Scarpa e Silva – vice-presidente Sudoeste da AMP
Dr. Luiz Angelo Fornazari – presidente da Associação Médica de Irati
Dr. Kazumichi Koga – presidente da Associação Médica de Maringá
Dr. Jorge Luiz dos Santos – presidente da Associação Médica de Cascavel
Dr. Alain Barros Correa – vice-presidente da Associação Médica de Umuarama
Dr. Renato Maroja – secretário-geral da Associação Médica de Foz do Iguaçu
Dr. Osmar Hauage – presidente da Associação Médica de Guarapuava
Dr. Gilmar Alves do Nascimento – vice-presidente sul da AMP e presidente da Associação Médica de Ponta Grossa
Dr. Eugênio Modelli Neto – presidente Associação Médica do Litoral
Dr. Gustavo Vicenzi – presidente da Associação Médica do Sudoeste Novo
Dr. Hugo Sachser Filho – presidente da Associação Médica de Marechal Cândido Rondon
Dr. Marcelo Salomão – jurídico da Associação Médica do Paraná
Dr. Jairo Sponholz Araújo – diretor de assuntos contratuais da AMP
Reinaldo Martinazzo – assessoria de marketing da AMP
Eugenio Mussak – consultor da UCAM

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios