26/06/2020

Associação Paranaense de Hansenologia alerta para continuidade de tratamentos durante a pandemia

Em parceria com o CRM-PR na campanha “Só saia de casa pela sua saúde” entidade dá orientações a médicos e pacientes

clique para ampliarclique para ampliarEm caso de dúvidas o paciente deve acionar o médico ou serviço de saúde. (Foto: CRM-PR)
O Conselho Regional de Medicina do Paraná e a Associação Paranaense de Hansenologia inauguram a terceira fase da campanha “Só saia de casa pela sua saúde” trazendo o alerta a médicos e pacientes para que nenhum tratamento seja interrompido em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

“O paciente portador de Hanseníase deve continuar recebendo e tomando a medicação específica contida nas cartelas da PQT (Poliquimioterapia) e para os quadros reacionais, sem interrupção, conforme orientação do médico assistente ou do serviço de saúde”, ressalta a Dra. Ewalda Von Rosen Seeling Stahlke, presidente da APH.

O paciente deve comparecer nas datas agendadas e, na total impossibilidade, e se houver disponibilidade, a equipe de saúde poderá ir à casa do paciente para administrar a dose da medicação e entregar nova cartela. Aqueles que estiverem em uso de altas doses de corticoide também devem ser acompanhados regularmente e orientados para diminuição da dose assim que possível.

Outra preocupação da entidade é que o paciente tenha novos sintomas ou piora do quadro cutâneo e neurológico e deixe de buscar atendimento. “Por isso, se sentir qualquer mudança, perceber manchas novas, nódulos, coceira, dores neurais ou musculares, falta de ar, cansaço, entre outros, ele deve entrar em contato imediatamente com seu médico ou a Unidade de Saúde de referência para avaliar se os sintomas estão relacionados à Hanseníase, ao uso da medicação ou à Covid-19”, orienta a Dra. Ewalda.

De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) da Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná tem hoje 876 casos de hanseníase em tratamento e 130 novos registrados. A vacinação para a gripe H1N1 está liberada para estes pacientes.

Confira os informativos do Ministério da Saúde sobre Covid-19 e Hanseníase:

Perguntas e respostas sobre Covid-19 e pessoas em tratamento de Hanseníase

Orientações sobre as ações de controle da Hanseníase durante a epidemia da Covid-19

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios