23/06/2022

Associação Paranaense de Psiquiatria completa 55 anos e presta homenagem a pioneiros

Nasceu como Sociedade Paranaense de Psiquiatria em 23 de junho de 1967, tendo 25 sócio-fundadores. Hoje o quadro associativo tem 516 médicos. Parabéns a todos que fazem parte desta história

Uma história que se iniciou há 55 anos, com bravos e futuristas psiquiatras, que buscavam defender, propagar e difundir a especialidade da Psiquiatria no estado do Paraná. Surgia, então, a conhecida Sociedade Paranaense de Psiquiatria (atualmente denominada Associação Paranaense de Psiquiatria). A Associação é formada por renomados psiquiatras, médicos aspirantes, residentes e especializandos em psiquiatria e acadêmicos de Medicina, os quais destinam suas energias e seu valoroso tempo aos estudos e a defesa da boa e íntegra prática psiquiátrica.

Com inúmeras e importantes contribuições ao longo dos anos, várias diretorias e seus membros associados, ousaram e escreveram a história desta associação, que hoje se orgulha em ter em seu quadro associativo 516 associados e atualmente ter se tornado uma das maiores Federadas da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP.

Os 25 sócios-fundadores da então Sociedade Paranaense de Psiquiatria, no dia 23 de junho de 1967: Drs. Salvador Valera Sanchez, Tito Fábio Ferraz Moreira Salles, Hélio Rotemberg, Rubens Lacerda Manna, Mário Pilotto, Nelson Ronconi, Cândido de Mello Neto, José Romildo Grabowski, Irajá Correia Tramujas, Carlos Augusto Colonnese Pinto, Eduardo Mário Camargo, Ronald Luz, Levi Miró Carneiro, Duilton de Paola, Levy Silva, Flávio Mariano Rivas, Max M. Zugman, José Carlos Abreu Lima, Ana Bruck da Silveira, Octávio Augusto da Silveira, Newton Carvalho dos Santos, Maria Teresa da Silveira, Leonardo Grabois, Laufran Macedo Xavier Villanueva e Liomoacyr Pedroso. A primeira diretoria eleita foi composta por Cândido de Mello Neto (presidente), José Romildo Grabowski (secretário) e Eduardo Mário de Camargo (tesoureiro).

O primeiro presidente, Dr. Cândido (CRM-PR 301), nasceu em Ponta Grossa em 28 de março de 1933. Aos 18 anos mudou para Curitiba, para cursar Medicina na Universidade Federal do Paraná. Formado, retornou à cidade dos Campos Gerais para atuar como médico psiquiatra. Foi fundador e diretor da Unidade Psiquiátrica do Hospital São Lucas e sócio-fundador e diretor clínico do Hospital Psiquiátrico Franco da Rocha, ambos em Ponta Grossa. Ainda foi professor fundador da cadeira de Medicina Legal, da Faculdade Estadual de Direito de Ponta Grossa, além de outras atividades de expressão sociocultural.

O atual presidente da APPSIQ é o Dr. Júlio César Nogueira Dutra. São vice-presidentes Glauber Higa Kaio (Capital), José Cléber Feliciano Ferreira (Centro), Fernanda dos Santos Vargas Ilário Nedel (Norte), Cleto Rocha Pombo Filho (Noroeste) e Fabiano Rosa Agostinho (Sudoeste). Compõem ainda a diretoria Marcelo Daudt Von der Heyde (secretário), Paulo André Pera Grabowski (secretário-adjunto), Cleverson Higa Kaio (tesoureiro) e Osmar Ratzke (tesoureiro adjunto).

Em 23 de junho, a Associação Paranaense de Psiquiatria comemora seus 55 anos de história. E, para dar brilho aos seus festejos, homenageia alguns dos grandes nomes da psiquiatria que através de suas valorosas contribuições, ainda hoje auxiliam a escrever a história de muito esforço, dedicação e amor pela psiquiatria paranaense.

APPSIQ FESTEJA SEUS 55 ANOS E PRESTA HOMENAGEM A PIONEIROS DA ASSOCIAÇÃO.

Confira AQUI um pouco da história dos HOMENAGEADOS: Drs. Heber Odebrecht Vargas, Sandra Odebrecht Vargas Nunes, Gilson Denis Volpe, Hamilton Miguel Grabowski e Osmar Ratzke.

Fonte: APPSIQ

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios