21/09/2022

Associação Paranaense de Psiquiatria elege nova diretoria para o triênio 2023-2025

O médico Júlio Dutra, de Apucarana, foi reconduzido à presidência. Educação à comunidade, combater o preconceito, primar pela prática da boa psiquiatria e defender os portadores de doenças mentais estão entre as metas

clique para ampliarclique para ampliarDiretoria eleita da APPSIQ, que será empossada em janeiro. (Foto: Divulgação)

A Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ) elegeu, na terça-feira (20/09), sua nova diretoria para o triênio 2023-2025. A eleição presencial foi realizada durante todo o dia, na sede da entidade, em Curitiba, quando também foram computados os votos encaminhados por meio de correspondência. A posse oficial na nova diretoria ocorre em janeiro de 2023.

O médico psiquiatra Júlio Cérsar Nogueira Dutra (CRM-PR 23.435), de Apucarana, foi reeleito presidente. A nova diretoria é formada por psiquiatras de todas as regiões do Paraná. José Cleber Feliciano Ferreira será o vice-presidente Centro; Danielle Santos Zamuner, vice-presidente Sudoeste; Cleto Rocha Pombo Filho, vice-presidente Noroeste; Carolina Alves de Moraes Nicolau, vice-presidente Norte; Glauber Higa Kaio, vice-presidente Capital; Ana Camila Gomes Cabeço, diretora-secretária; Sarah Cristina Zanguellini Ruckl, diretora-secretária adjunta; Cleverson Higa Kaio, tesoureiro, e Osmar Ratzke, tesoureiro adjunto.

“Iremos dar continuidade a um trabalho existente desde 1967, ampliando nossa atuação em todas as regiões do Estado. Um dos grandes objetivos da APPSIQ é oferecer informação e educação para a comunidade, combater o preconceito, primar pela prática da boa psiquiatria e defender os portadores de doenças mentais”, afirma Júlio Dutra, ressaltando que a APPSIQ se tornou uma referência como fonte de informação no universo da Psiquiatria.

Vinculada à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a APPSIQ, fundada há 55 anos, é a única associação psiquiátrica legalmente constituída no Paraná e, ao longo dos últimos três anos, apesar das dificuldades e desafios impostos pela pandemia da Covid-19, registrou inúmeros avanços.

Entre as conquistas, está o aumento do número de associados em 50%. Hoje, são 520 no Estado. Outro feito histórico foi a realização do maior evento científico da Psiquiatria paranaense. A XIII Jornada Paranaense de Psiquiatria, que ocorreu entre os dias 1º e 3 de setembro, em Maringá, contou com mais de 800 participantes. Foram três dias de estudos, palestras e debates com renomados psiquiatras de todo o Brasil.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Júlio Dutra, reconduzido à presidência. (Foto: Divulgação)

A entidade também atuou, durante a pandemia, de forma relevante. Preocupada com a saúde mental dos profissionais da área da saúde que estavam trabalhando na linha de frente, promoveu ampla campanha e proporcionou a eles atendimento médico gratuito, por meio do trabalho voluntário de especialistas.

Especialidade necessária

O presidente Júlio Dutra destaca que a área da Psiquiatria nunca foi tão exigida e necessária como nos tempos atuais. A depressão, ansiedade e os distúrbios de humor estão cada vez mais frequentes no dia a dia dos brasileiros. De acordo com as estatísticas, o Brasil se tornou, hoje, o país com a população mais ansiosa do mundo.

Conselho Fiscal

No pleito desta segunda-feira, também foram eleitos os novos integrantes do Conselho Fiscal da APPSIQ. São eles os psiquiatras Paulo Hideo Kozima, Eduardo Frassato, Priscila Maistro, Carlos Alberto Peixoto Baptista, Luana Zen e Marcelo Daudt Von der Heyde.

Fonte: APPSIQ

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios