07/06/2010

Associação das Mulheres Médicas do Paraná empossa nova diretoria

A presidente eleita, Wilma Brunetti, homenageou a pediatra Chang Yen-Li Chaim, que esteve à frente da entidade nos últimos dois anos, descerramento quadro fotográfico que fará parte do acervo de ex-presidentes da Associação.


A ginecologista e obstetra Wilma Brunetti é a nova presidente da Associação das Mulheres Médicas do Paraná, sucedendo a pediatra Chang Yen-Li Chaim. A solenidade de posse foi realizada no último sábado (05) na Plenária Wadir Rúpullo, na sede do Conselho de Medicina do Paraná (CRMPR). A diretoria eleita por aclamação irá cumprir mandato de dois anos e tem ainda a ginecologista Ana Maria Gaio como vice-presidente e a dermatologista e conselheira do CRMPR, Ewalda Von Rosen Seeling Stahlke, na função de secretária-geral.

De acordo com Wilma, conselheira do CRMPR no período de 1993 a 1998, estar à frente da Associação significa acreditar na Medicina e no trabalho de parceria com entidades e associações. Ela afirmou que, nos próximos meses, os esforços da Associação estarão concentrados no desenvolvimento de uma cartilha de orientação à mulher gestante, objetivando a prevenção e a redução da mortalidade materna e infantil.

A reunião contou com a presença dos presidentes do CRMPR, Carlos Roberto Goytacaz Rocha, e da Associação Brasileira de Mulheres Médicas (ABMM), Marilene Rezende Melo. A médica patologista elogiou o trabalho realizado no Paraná, afirmando que esta é uma das regionais mais atuantes do país.

Fundada em 1960, a ABMM reúne cerca de 300 sócias e é filiada a Medical Women's International Association. De acordo com Marilene, na década de 60, apenas 10% dos formandos em Medicina eram mulheres. Hoje, esse índice já ultrapassa 50% em algumas localidades, como São Paulo. "Antes a missão das Associações era unir as médicas em Congressos, dar auxílio e orientação para as dificuldades do dia a dia. Hoje, é alertar a mulher para que cuide de si para melhor atender o outro, que é o paciente", disse.

A posse também foi prestigiada por ex-presidentes da Associação, as médicas Enny Pioli Bassetti e Solange Borba Gildemeister, que acompanharam, juntamente com cerca de 40 pessoas, o descerramento da faixa para inauguração da fotografia da ex-presidente, Chang Yen-Li Chaim. O quadro é uma homenagem à médica e fará parte do acervo da Associação.


Balanço das atividades

Ao fazer a despedida da presidência da Associação das Mulheres Médicas do Paraná, Chang Yen-Li Chaim apresentou um balanço das atividades desenvolvidas ao longo de sua gestão. Foram realizadas 12 palestras, reuniões científicas e culturais. A Associação também firmou parceria com o Rotary Club intitulada de "Um dia de Saúde e Cidadania" e manteve ativo o curso de amamentação "Mamãe, eu quero mamar". A pediatra também representou a regional paranaense na solenidade de posse da diretoria da Associação Brasileira de Mulheres Médicas, em 27 de março último, da qual faz parte assumindo função de vice-presidente para o biênio 2010-2012.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios