02/07/2019

Associação dos Hospitais do Paraná homologa diretoria para gestão 2019-2022

Médico Benno Kreisel será sucedido na presidência pela executiva em saúde Márcia Rangel; será a primeira vez que uma mulher estará à frente da instituição fundada há 46 anos

Na passagem do Dia do Hospital, comemorado neste 2 de julho, a Associação dos Hospitais do Paraná (Ahopar) homologou a sua nova diretoria para os próximos três anos (2019-2022) e que vai iniciar a gestão em 24 de julho. Assume a presidência a executiva de serviços de saúde Márcia Rangel de Abreu, que vai suceder na função ao médico Benno Kreisel (CRM-PR 9169). Será a primeira vez na história de 46 anos da Associação que uma mulher assume a função maior. Outras sete mulheres integram o grupo de trabalho.

clique para ampliarclique para ampliarMárcia Abreu e Benno Kreisel. (Foto: Arquivo)

A diretoria eleita da Ahopar terá ainda ocupando cargos de vice-presidentes os médicos João Luiz Garcia de Faria, Diretor Clínico do Hospital Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO), e Álvaro Luís Lopes Quintas, diretor geral da área de saúde da Associação Paranaense de Cultura, responsável pelos Hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat. Ainda integram o novo quadro diretivo os médicos Ismar Ricardo Schmidt, que este ano recebe o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos dedicados à atividade, Juliano Gasparetto, Charles London e Geci Labres de Souza Junior.

A Associação dos Hospitais do Paraná foi fundada em março de 1973 por um grupo de 16 dirigentes dos principais estabelecimentos hospitalares, dentre eles apenas duas mulheres, a irmã Verônica Tartas, do Hospital Nossa Senhora das Graças, e a irmã Eunice Benato, da Maternidade Nossa Senhora de Fátima. A maior parte do grupo era formada por médicos, cabendo ao Dr. Moysés G. Paciornik assumir a função de primeiro presidente. Ele foi sucedido em mandatos posteriores pelos médicos Ernani Simas Alves, Carlos Franco Ferreira da Costa, José Francisco Schiavon, Luiz Pedro Pizatto, Salim Haddad, Renato Merolli e Benno Kreisel, no cargo nos últimos nove anos. Somente em dois mandatos anteriores não houve profissional médico na presidência: Reinaldo Camargo Scheibe, administrador, e Ariovaldo de Mello Arantes, cirurgião-dentista.

Natural de Ponta Grossa e formada em pedagogia e com pós-graduação em administração de serviços de saúde, Márcia Rangel de Abreu integra ainda as diretorias da Confederação Nacional de Saúde, Fehospar (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná) e Colégio Brasileiro de Executivos em Saúde/Cbex Paraná. Ele diz que seu plano de gestão está focado na colaboração mútua, por meio do modelo associativo, buscando novo status de crescimento das empresas, com garantia de saúde de valor, segura e de qualidade.

De acordo com a presidente eleita, que atua no setor de saúde há 25 anos, “temos o compromisso de fortalecimento das propostas da entidade, representando o empresariado junto à sociedade e às instâncias públicas e privadas do nosso segmento econômico e social. Nossa missão estará pautada nas mudanças que vêm ocorrendo no comportamento do mercado, nas necessidades daqueles que consomem nossos serviços, assim como no acompanhamento da política e economia do País, eis que, invariavelmente, impactam de forma direta nos pequenos, médicos e grandes negócios”.

A Associação representa 342 hospitais privados, que contam com 20.497 leitos, dos quais 64,6% são destinados ao atendimento público de saúde e, os demais 35,4% à rede suplementar e atendimentos particulares.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios