25/07/2019

Atitudes proativas podem garantir a segurança em situações inesperadas

Evento de Educação Médica Continuada realizado nesta quarta-feira, 24, teve palestra com Tenente-Coronel da PM, com dicas e orientações para o dia a dia

clique para ampliarclique para ampliarPalestra foi realizada na sede do CRM-PR, em Curitiba. (Foto: CRM-PR)

Atenção ao sair e chegar em casa, no trabalho ou em local de lazer como academias, parques, restaurantes, entre outros; cuidados nos deslocamentos a pé, de carro, moto ou bicicleta; como identificar se há alguém seguindo, como se comportar diante de uma ação criminosa, os perigos da exposição em redes sociais, além de regras básicas de segurança pessoal fora alguns dos temas abordados pelo Tenente-Coronel Naasson Polak em palestra realizada na noite desta quarta-feira, 24 de julho, na sede do CRM-PR, em Curitiba.

Ao todo, 100 participantes entre médicos, estudantes, enfermeiros, técnicos em enfermagem, bombeiros, engenheiros de segurança do trabalho, advogados e administradores acompanharam o evento, tanto presencialmente quanto via web.

Para o palestrante, é possível que todos tenham uma consciência de segurança e adotem procedimentos simples no dia a dia com o intuito de evitar ser vítima de furto, roubo e até sequestros. Mas também é muito importante saber como agir no caso de uma situação inesperada, sem causar danos à vida.

Foram diversos os exemplos apresentados pelo Tenente-Coronel durante a aula, em especial no que se refere ao uso do celular, que tende a deixar a pessoa distraída e alheia ao que ocorre à sua volta. Dicas como uso de portão eletrônico em casa, lâmpadas de acendimento automático, alternância de horários para sair e chegar em casa, quando possível; observar os arredores antes de entrar e, no caso de comportamento suspeito, dar a volta na quadra e retornar depois.

Os participantes interagiram manifestando dúvidas sobre os mais diferentes assuntos e situações relacionados à segurança, desde como deixar o filho na escola, organizar o mobiliário do consultório, passear com cachorro, entre outras. O evento teve a participação do presidente do CRM-PR, Dr. Roberto Issamu Yosida, e da conselheira 1ª gestora do DEIQP, Dra. Laura Moeller.

E você, tem atitudes proativas pela sua segurança e de seus familiares?

* * *

DICAS DO CRM-PR

Paralelamente aos eventos de caráter técnico e de atualização profissional, o CRM-PR lançou a série de aulas “Dicas do CRM-PR”, com diferentes temas de interesse para o dia a dia dos profissionais. No próximo sábado, 27, será realizada a palestra “Emergências médicas em pleno voo - como abordar?”, com dicas práticas para o médico que se vê em situação de atendimento durante voo. No dia 8 de agosto o tema será “Aposentadoria para Médicos”. Garanta sua inscrição e participe!

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios