29/03/2008

Atividades do médico legista


Em reunião realizada em 27 de março na sede do Conselho Federal de Medicina, em Brasília, integrantes da Câmara Técnica de Medicina Legal colocaram em análise o descumprimento em alguns Estados da determinação do CFM, que veda ao médico legista exercer suas atividades em locais como delegacias de polícia, quartéis e presídios. Os Conselhos de Medicina foram orientados para apurar possíveis irregularidades.

Como expressa o artigo segundo da Resolução CFM n.º 1635/2002, "é vedado ao médico realizar exames médico-periciais de corpo de delito em seres humanos contidos através de algemas ou qualquer outro meio, exceto quando o periciando oferecer risco à integridade física do médico perito". O Parecer CFM n.º 23/2005 reforça o impedimento de atividades.

A reunião no CFM foi coordenada pelo presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal, Luis Carlos Cavalcante Galvão, contando com as participações do vice-presidente da ABML, Gerson Odilon de Pereira; do presidente do Conselho Técnico-Científico da ABML, Railton Bezerra de Meloior; do 2.º corregedor do CRM do Ceará, José Albertino Souza; do conselheiro do CRMPR, Carlos Ehlke Braga Filho; e do representante do CRM de Rondônia, Manuel Lopes Lamego.



Carga horária

A atual carga horária do médico fixada em lei teve a sua manutenção defendida na Comissão de Assuntos Políticos do CFM/AMB, que se reuniu em 26 de março, em Brasília. A Comissão defende a jornada já prevista em lei, de 20 a 40 horas semanais, de acordo com a opção do profissional, posição a ser sustentada no acompanhamento do Projeto de Lei 2.509/07, que trata da carga horária de trabalho do médico e tramita na Câmara dos Deputados. O projeto tem como relator o deputado Tarcísio João Zimermmann (PT-RS), com quem será agendada audiência.

A reunião da Comissão, que teve a coordenação de Wirlande Santos da Luz, contou com as participações do secretário de Relações Intersindicais da Fenam, José Roberto Cardoso Murisset, e do médico do Tribunal de Contas da União, Ricardo Fava. A agenda de trabalho do mês também inclui contato com vários parlamentares, dentre eles Jofran Frejat (PR-DF), presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara. O objetivo foi oferecer apoio técnico-científico na análise de projetos da área de saúde que tramitam na Comissão.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios