17/05/2009

Audiência pública debate precarização do trabalho médicos






Eleuses Paiva, ex-presidente da AMB e recém-empossado deputado federal, e Florentino Cardoso, diretor de Saúde Médica, assistiram à audiência pública realizada pela Câmara dos Deputados sobre precarização do trabalho médico (vínculo empregatício informal). O encontro foi promovido pela Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público (CTASP) e aconteceu na quinta-feira, 14 de maio.


O requerimento foi feito pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), que acredita que o cenário brasileiro, desfavorável aos médicos, tem se refletido na sociedade por meio da baixa qualidade do atendimento prestado aos usuários dos serviços de saúde.


O conselheiro do CFM, Geraldo Guedes, chamou a atenção que 80% dos médicos que trabalham no Programa de Saúde da Família (PSF) tem contratos precários. O médico também disse que dentre dois milhões de trabalhadores da saúde, 800 mil tem trabalhos precários. "O que acaba gerando grande rotatividade e falta dos trabalhadores. Os médicos precisam de uma Carreira de Estado e um Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, além de um salário digno e a implementação da CBHPM no SUS", disse Geraldo Guedes. Dados referendados pelo coordenador de gestão de trabalho em saúde do Ministério da Saúde, Henrique Vitalino.


Para Guedes, este quadro é responsabilidade do sub-financiamento do SUS e deficiências da gestão. O médico voltou a cobrar que parlamentares se empenhem a votar a regulamentação da Emenda Constitucional 29.


A reunião também teve representantes do Ministério do Trabalho e Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia.



Fonte: AMB com informações do CFM

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios