13/11/2023

Audiência pública na Assembleia tem encaminhamento da regulamentação da Lei Pétala

CRM-PR foi representado pela conselheira Valeria Santos. Sesa confirma agilidade no processo para oferecer medicamentos à base de canabidiol no Sistema Único de Saúde

A Assembleia Legislativa do Estado realizou na manhã desta segunda-feira (13), audiência pública sobre a regulamentação da Lei Pétala, em proposição da Comissão de Saúde Pública e do deputado Goura, autor do projeto de lei.

clique para ampliarclique para ampliarDeputado Goura, ladeado pelos médicos Renan Abdalla, Amanda Medeiros e Valeria Santos, conselheira do CRM-PR. (Foto: Alep)

Participante do debate, o diretor geral da Sesa, Dr. Cesar Neves, anunciou que a Pasta já tem um croqui pronto e que deve ser compartilhado nos próximos dias com o governador Carlos Ratinho Massa Junior, visando a regulamentação da Lei n° 21.364, promulgada em fevereiro deste ano pelo presidente da Casa Legislativa, Ademar Traiano.

A proposta, voltada a garantir acesso pelo SUS a medicamentos à base de canabidiol, recebeu a nomeação de Lei Pétala em referência a uma menina de cinco anos diagnosticada com doença rara que afeta o desenvolvimento neurológico.

O CRM-PR foi convidado a participar da audiência, sendo representada pela conselheira Valeria Caroline Pereira Santos, 1ª tesoureira na atual gestão e que é especialista em pediatria. Ela cita que a última resolução do CFM não alcança os benefícios mais amplos: “Os médicos precisam trabalhar o preconceito com essas medicações, não só a canabis. E não adianta também ter médicos prescritores e o paciente não ter recursos. Ainda estamos atrasados com um tema engessado dentro da medicina”.

CONFIRA COBERTURA JORNALÍSTICA DA COMUNICAÇÃO DA ALEP SOBRE O TEMA.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios