20/09/2013

Beltrão está triste, faleceu Dr. Kit Abdala

O médico foi uma das figuras mais marcantes dos últimos 54 anos da história do município

As pessoas mais chegadas sabiam que seu estado de saúde era crítico, mas a notícia de sua morte, na manhã desta sexta-feira, deixou Francisco Beltrão triste. Dr. Kit Abdala, de 84 anos, foi uma das figuras mais marcantes dos últimos 54 anos da história do município. Ele era um cidadão do mundo.

clique para ampliar>clique para ampliarDr kit Abdala (Foto: CRM-PR)

E por todos os lugares onde se falava em Francisco Beltrão, algúem lembrava que era a cidade do Dr. Kit Abdala.Paranaense de Itaperuçu, nasceu dia 8 de julho de 1929. Era o 11º filho de Gabriel e Sylvia Abdala. Formou-se médico pela Universidade Federal do Paraná, e no fim de 1959 estabeleceu-se em Francisco Beltrão. Sua vida, repleta de viagens e aventuras, está contada no livro “Um Médico pelos Caminhos do Mundo”.

Insuficiência respiratória

Dr. Kit estava internado na UTI da Policlínica São Vicente de Paula, de Francisco Beltrão, há mais de um mês. Segundo o dr. Badwan Jaber, a causa da morte foi insuficiência respiratória decorrente de uma fibrose pulmonar. A família ainda não definiu onde será o velório, assim como o local e horário do sepultamento.

Biografia

Nasceu em Itaperuçu, Paraná. Cursou o ginásio e o científico no Colégio Bandeirantes, de São Paulo; Formou-se em Medicina pela Faculdade Federal do Paraná; Foi orador de sua turma; Fez pós-graduação no Karolinska Intitute, Estolcomo-Suécia; Presidente do Colégio Internacional de Cirurgiões 1980 a 1988; Consultor Internacional da Universidade Johns Hopkins para os países da Ásia, África, Caribe e América Latina; Através de projeto conjunto com as Nações Unidas, treinou médicos na Ásia, África, Caribe e América Latina; Membro do Conselho Consultivo da Family Health Internacional por 8 anos; Foi médico chefe da Regional de Francisco Beltrão por 25 anos; Superintendente do Instituto de Previdência do Estado do Paraná em 1982; Foi eleito governador do Lions em 1969, representante do Brasil na época, fez a abertura da sala da hospitalidade brasileira em Tóquio, em 6 idiomas; Coordenou convenções internacionais de Tóquio em 1969 - 1978, Las Vegas, São Francisco, Honolulu e Miami; Fundou 29 clubes de Lions e o Distrito L-21 (Norte do Paraná); Cidadão Honorário de Francisco Beltrão e mais 10 municípios do Paraná.

Fonte: Jornal de Beltrão

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios