19/02/2021

Boletim epidemiológico atualizado da Sesa indica a morte de 45 médicos decorrente da Covid-19

Informe oficial registra 222 óbitos entre trabalhadores de saúde no Paraná. O cirurgião geral Celso Prado, um dos pioneiros de Missal, no Oeste, está entre os profissionais de Medicina vitimados pela doença

Dados atualizados do informe epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde sobre a Covid-19 indicam que pelo menos 222 trabalhadores da área da saúde já foram vitimados pela doença no Paraná, incluindo 45 médicos. As mortes pelo novo coronavírus tinham alcançado 10.907 pessoas até a última quinta-feira (18), em meio a 600.189 casos confirmados. Os recuperados somam 445.050, sendo que 1.519 pacientes ainda estão internados, 764 deles em UTI. No Brasil, os casos confirmados já se aproximam de 10 milhões e os óbitos chegam perto da casa de 245 mil.

Nos últimos dias, devido a complicações pela Covid-19, faleceram o cirurgião geral Celso Prado (CRM-PR 3.417), de Missal, e o pediatra Valmir Pineli Alves (CRM-PR 9.048), de Foz do Iguaçu, ambos com quase meio século de dedicação à Medicina. Ainda em fevereiro, na noite de 2, havia falecido no Hospital Evangélico Mackenzie o Dr. Mario Bachim (CRM-PR 5.834), que estava internado havia vários dias por causa da doença. Ele tinha 72 anos e 44 de formação médica. O levantamento feito pelo CRM-PR tinha apontado até agora a morte de 44 médicos, em meio a 1.367 casos confirmados de Covid-19. Destes profissionais, 1.008 já aparecem como recuperados.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Celso Prado, de Missal. (Foto: Arquivo)

Dr. Celso Prado

O cirurgião geral Celso Prado era um dos médicos pioneiros de Missal, na região oeste paranaense, onde nasceu em 13 de setembro de 1946, quando o município sequer tinha sido criado e emancipado de Medianeira. Ele se formou em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas em dezembro de 1972, retornando ao Paraná para complementar a formação. Registrou-se no CRM-PR em março de 1973 e já com título de especialista, retornou à cidade de origem, a 615 km de Curitiba. Foram muitos anos de trabalho e medicação à população missalense e da região. Era diretor da Clínica São Camilo, de Missal.

Faleceu aos 74 anos na manhã de 10 de fevereiro, em hospital de Cascavel, onde estava internado havia vários dias devido a complicações pela Covid-19. A notícia gerou comoção na cidade, atestando o reconhecimento ao histórico profissional do médico depois de quase 49 anos de atividades.

A Unimed Oeste do Paraná, do qual ele era cooperado, emitiu nota de pesar pela morte do Dr. Celso, assinalando que, como profissional médico, “trabalhou com extrema competência e cuidado com a saúde da população de Missal e redores. A Unimed Oeste do Paraná lamenta a perda irreparável do profissional e estimado colega de trabalho. Deixamos registrada aqui nossas condolências aos familiares e amigos do Dr. Celso”.

Dr. Valmir Pineli Alves

O pediatra Valmir Pineli Alves faleceu no início da madrugada de quinta-feira (18) no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz, onde atuava desde 1994 e tinha sido diretor técnico e clínico. Prestes a completar 73 anos e 50 de formação, ele estava internado desde o dia 1.º de fevereiro. A sua morte – a segunda de médico de um total de 376 óbitos em Foz – repercutiu na comunidade médica e seus pacientes. Era muito querido e respeitado. Saiba mais aqui.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Luiz Mitsuru Fujimoto. (Foto: Arquivo)

Dr. Luiz Mitsuru Fujimoto

O anestesiologista Luiz Mitsuru Fujimoto (CRM-PR 13176) faleceu no dia 14 de janeiro após sofrer infarto quando estava em seu local de trabalho, em Astorga. Chegou a ser socorrido, mas faleceu logo depois. Natural de Assaí (PR), ele tinha completado 55 anos de idade no dia 1.º de janeiro. Tinha se formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina no início de 1992 e se inscrito no CRM em abril do mesmo ano, quando iniciou sua residência médica. Tinha seu domicílio em Londrina, cidade onde ocorreu o sepultamento. Trabalhava no Hospital Cristo Rei, de Astorga, onde os profissionais prestaram-lhe uma homenagem. Ainda trabalhava no Hospital Universitário de Maringá.

A prefeitura de Astorga emitiu nota, expressando “profundo pesar pelo falecimento do Dr. Luiz Mitsuru Fujimoto (médico anestesista do Hospital Cristo Rei de Astorga)”, indicando ainda que “ele prestou relevantes serviços em nossa cidade. Sua dedicação e a sua contribuição constituem, sem dúvida, marca indelével na trajetória da saúde astorguense. Aos familiares e amigos, apresentamos nossas condolências e solidariedade neste momento de dor.”

Dr. José Luiz Duarte

clique para ampliarclique para ampliarPediatra José Luiz Duarte. (Foto: Arquivo)


O médico pediatra Dr. José Luiz Duarte (CRM-PR 9.192), morador de Cambira, morreu aos 75 anos no Hospital do Coração, de Londrina, na manhã de 9 de fevereiro. Ele atuou em Cambira desde a sua chegada ao Paraná, em 1984, sendo um dos pioneiros em suas especialidades, pois além da pediatria tinha título em patologia clínica/medicina laboratorial. Rotariano e engajado em atividades sociais, foi por duas gestões vereador do município. O sepultamento ocorreu em Jandaia do Sul, cidade onde também prestou serviços. Amigos lamentaram o falecimento do médico nas redes sociais e prestaram solidariedade à família.

Natural de Itamogi, onde nasceu em 2 de maio de 1945, o Dr. José formou-se em dezembro de 1981 pela Universidade São Francisco. Inscreveu-se inicialmente no Conselho de São Paulo (n.º 43.018) em abril de 1982. Dois anos depois ele se transferiu para o Paraná.

O prefeito de Cambira, Emerson Toledo lamentou a morte do amigo: “O município perde um homem íntegro, prestativo, generoso e que no decorrer de sua vida pública trabalhou pelo bem e pela saúde do povo”. A secretária de Saúde Ana Lúcia também lamentou a morte do pediatra, citando a competência, companheirismo, respeito, seriedade e o comprometimento do colega de trabalho com o grupo, com os pacientes e com a saúde da população como um todo. Em uma publicação nas redes sociais o vice-prefeito Fabinho da Ambulância, escreveu: “Dr. José Luís fez muito por Cambira. Que Deus abençoe toda família! Obrigado por fazer parte da família saúde por tanto tempo. Descanse em paz!”. “É uma perda muito grande para nós. Dr. José Luís deixa um legado de dedicação e amor pelo trabalho”, disse o vereador e presidente da Câmara, Cleber Torres.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios