06/01/2010

Brasil recebe vacinas contra a gripe suína

Primeiras doses chegaram ao Instituto Butantan. No total, país comprou 83 milhões de doses para imunizar brasileiros


A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo começou a receber as primeiras doses da vacina contra a gripeA (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, que serão distribuídas para o país durante a próxima campanha nacional de vacinação. Desde o dia 30, chegaram ao Instituto Butantan, na capital paulista, 5,6 milhões de doses, de um total de 41 milhões que a entidade receberá até março. Os lotes foram comprados pelo Ministério da Saúde de laboratórios da França e dos Estados Unidos.

Dos 41 milhões de doses de vacina contra a gripe suína encomendadas pelo Ministério da Saúde, 1 milhão chegará pronto ao Instituto Butantan e ficará disponível para distribuição. Dessas, 600 mil já estão em São Paulo. Outros 17 milhões de doses virão a granel e o concentrado será formulado, envasado e rotulado pelo Butantan. Desse lote, um terço já está no instituto. Em março, virão dos Estados Unidos mais 23 milhões de doses, que serão rotuladas pela entidade.

No total, o Brasil está comprando um total de 83 milhões de doses de vacina contra o vírus. O governo comprou ainda a mesma quantidade de seringas e agulhas. De acordo com nota distribuída à imprensa, a aquisição, a um custo de R$ 1 bilhão, resulta de contratos fechados com três diferentes fornecedores: o Fundo Rotatório de Va­­cinas da Organização Pan-Ame­­ricana de Saúde (Opas), o laboratório britânico Glaxo Smith Kline (GSK) e o laboratório francês Sanofis-Pasteur.

Os detalhes da estratégia na­­cional de vacinação serão anunciados pelo Ministério da Saúde até o início de fevereiro.


Fonte: Agência Estado

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios