23/10/2007

Brasileiro formado em Cuba deve ser reconhecido



O país não vive um grave déficit de médicos, diz o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Mesmo assim, cerca de mil municípios (20% do total) não são atendidos por esses profissionais. Uma alternativa para levar atendimento médico a estas localidades são os brasileiros que cursaram ou estão cursando medicina em Cuba, diz o ministro. O governo está negociando com três universidades nacionais o reconhecimento do diploma destes brasileiros. Muitos destes médicos, diz Temporão, justamente pelo ensino a que tiveram acesso em Cuba, estariam dispostos a trabalhar nestas localidades.

Preocupado com a qualidade dos cursos de medicina e o número crescente de cursos abertos na área, Temporão fará uma parceria com o Ministério da Educação para avaliaras faculdades de medicina do país em novembro. O governo promete que fechará os cursos que não têm infra estrutura adequada.

Amanhã Temporão pretende negociar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dois projetos que serão enviados ao Congresso: a proibição da venda de produtos alcóolicos e a alteração do conceito de bebida alcóolica. Com este projeto, qualquer bebida que tiver 0,5% de teor alcóolico será classificado como bebida alcóolica e não mais 13%. Isso inclui 'cooler' e cerveja.

Na conversa com Lula o combate à dengue também deverá ser tratado. Até setembro, 450 mil pessoas foram infectadas um aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado e 121 pessoas já morreram em 2007. Erradicada nos anos 50, essa doença voltou com o crescimento da pobreza, lamenta o ministro.


Fonte: Valor Econômico

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios