20/05/2010

CFM cria Câmara para discutir assistência em alto mar

A garantia de atenção possível à saúde dos passageiros e tripulantes marítimos, bem como cuidados que devem ser observados dentro de navios e embarcações, são alvos de Câmara Técnica do CFM. A primeira reunião ocorreu nesta quarta-feira, dia 19, em Brasília (DF).

O grupo acompanhará as questões ligadas à Medicina Marítima e as normas em vigência sobre o assunto. O coordenador e conselheiro federal, Luiz Nodgi, lembra que as embarcações ficam semanas em alto mar e em caso de emergência, muitas vezes, sequer conseguem receber assistência de helicóptero. "Estudaremos normas para estabelecer estrutura mínima de trabalho médico", completa Nodgi.

A Câmara Técnica solicitou atualizações de normas para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e para Marinha do Brasil. O material subsidiará os debates sobre o assunto.

Integram também o grupo o corregedor do CFM, José Fernando Maia Vinagre, e o médico do Hospital Naval de Brasília, Guilherme Wimmer.


Aeroespacial - O CFM também instalou a Câmara Técnica de Medicina Aeroespacial. A CT estabelecerá parâmetros que propiciem aos médicos subsídios técnicos suficientes para atuar em situações de vôo.


Fonte: CFM

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios