25/08/2023

CFM é novo membro do conselho consultivo da Frente Parlamentar Mista da Saúde

O papel do grupo é o de auxiliar na formulação de políticas públicas, projetos de lei e ações legislativas que melhorem a saúde do povo brasileiro. Frente foi lançada em junho com apoio de mais de 200 parlamentares

Atento à atuação legislativa do Congresso Nacional em temas que passam por saúde pública, condições de trabalho médico e qualidade do atendimento à população, o Conselho Federal de Medicina (CFM) foi convidado pelos deputados e senadores da Frente Parlamentar Mista da Saúde a integrar o conselho consultivo do grupo.

O papel do conselho consultivo é o de auxiliar na formulação de políticas públicas, projetos de lei e ações legislativas que melhorem a saúde do povo brasileiro. A frente foi lançada em junho deste ano, com o apoio de mais de 200 parlamentares, e contou com a participação do CFM, José Hiran Gallo.

“Agora, como membro oficial do conselho consultivo da frente, o CFM poderá contribuir ainda mais nos debates de saúde que interessam o País. Graças a essa parceria entre a Autarquia e os parlamentares é que conseguimos, por exemplo, melhorar o texto da Medida Provisória do Mais Médicos durante sua tramitação no Congresso Nacional este ano”, afirmou.

Com mais de 560 mil médicos registrados no País, Gallo ressaltou a importância do CFM de integrar o conselho consultivo da frente. Ele considera que se trata de um relevante espaço de interlocução da categoria médica no campo político.

“A saúde passa por praticamente todas as políticas públicas de Estado. Ela está ligada diretamente à qualidade de vida dos brasileiros, à expectativa de vida, às causas trabalhistas, previdenciárias e, claro, familiares”, sublinhou.

Para José Hiran Gallo, a entrada no conselho consultivo da frente resultará em maior engajamento na luta por uma saúde digna e pela valorização do trabalho médico. “Neste processo, é preciso ressaltar sempre a importância de agirmos com base em argumentos técnicos sólidos, em benefício dos milhões de pacientes”, destacou.

O presidente do CFM avalia que deputados e senadores são responsáveis por defender propostas que visam o aperfeiçoamento da assistência, o respeito às prerrogativas médicas e a ética no exercício de nossa profissão. “Agora, atuaremos mais em conjunto”, resumiu.

A frente, presidida pelo deputado federal Zacharias Calil (União-GO), tem como objetivo principal aglutinar todos os atores que compõem a área pública e privada para garantir o direito constitucional da população ao acesso à saúde de qualidade.

Fonte: CFM

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios