31/10/2006

CFM participa da inauguração do terceiro Pólo de Telemedicina do Brasil

O presidente do Conselho Federal de Medicina, Edson de Oliveira Andrade, e o diretor Gerson Zafalon (também vice-presidente do CRM-PR) participaram, na última segunda-feira, 30, da inauguração do Pólo de Telemedicina da Amazônia. Situado na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Este é o terceiro pólo de telemedicina de todo o Brasil.

O Pólo de Telemedicina dispõe de quatro salas, localizadas no 4º andar da Escola de Saúde, e dois auditórios com 48 lugares cada. Todos os recursos tecnológicos foram adquiridos através do convênio Aliança Acadêmica, com a empresa Microsoft e através do Projeto Institutos do Milênio, financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. Os servidores foram cedidos pelas empresas Intel e Cisco.

A solenidade de abertura era prevista para as 16 horas, na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade. Na oportunidade, o professor Gyorgy Bohn, da disciplina de Telemedicina da USP será homenageado pelo apoio técnico dado à UEA para implantação do Pólo.


Ampliação do acesso à saúde e educação

A infra-estrutura abrange quatro salas e dois auditórios, com redes de Internet Banda Larga, sistemas wireless, servidores, computadores, notebooks, equipamento para videoconferência, softwares para webconferência e pesquisa. São ferramentas essenciais para encurtar as distâncias e aproximar os médicos e especialistas das comunidades isoladas, cujo acesso muitas vezes somente é possível por meio de barco ou avião.

O centro não agrega apenas tecnologias, mas também soluções desenvolvidas pela Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP, as quais permitem a melhoria dos serviços de saúde e a educação da população para prevenção de doenças. Em setembro, professores, alunos e técnicos da universidade foram treinados pela Disciplina de Telemedicina -FMUSP na utilização destas soluções.

O Centro de Tecnologia Prof. Dr. Gyorgy Miklós Böhm é uma ação do Projeto Estação Digital Médica - Estratégia de Implementação e Ampliação da Telemedicina no Brasil, pertencente ao Programa Institutos do Milênio do CNPq. O projeto reúne oito instituições, entre elas a UEA, coordenadas pela Faculdade de Medicina da USP. Com o centro, poderão ser ampliadas as atividades desenvolvidas pelo Pólo de Telemedicina da Amazônia desde 2005, como o aprimoramento dos médicos e profissionais de saúde de Manaus e do interior do Amazonas com discussões de casos clínicos, demonstrações cirúrgicas e cursos ministrados por especialistas da Faculdade de Medicina da USP, utilizando videoconferência e videostreaming (transmissão de vídeos pela Internet).

Entre os cursos organizados pelo Pólo de Telemedicina da Amazônia, estão o Teletrauma, que permite a 130 cirurgiões de Manaus contato com profissionais da Disciplina de Cirurgia do Trauma da FMUSP, e o curso de educação continuada para médicos generalistas, realizado com apoio do Conselho Federal de Medicina e do Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM (para transmissão dos eventos via satélite).


Tecnologia em benefício das populações mais carentes do Brasil

O centro de tecnologia da UEA soma-se à infra-estrutura de Telemedicina da cidade de Parintins, inaugurada em setembro, permitindo a comunicação entre os dois pontos, e destes com qualquer centro médico do país e do mundo.
Parintins fica em uma ilha a 325 quilômetros de Manaus. Com a Telemedicina, os médicos, as equipes de saúde da família e os estudantes de Medicina de Parintins podem agora receber orientação a distância dos especialistas de Manaus (da UEA e da Universidade Federal do Amazonas - UFAM) e da FMUSP.

Isso significa que os pacientes de Parintins poderão ser avaliados por profissionais especializados sem precisar viajar durante dias, garantindo maior rapidez no tratamento, economia de dinheiro e segurança no diagnóstico e tratamento.

Os médicos e profissionais de saúde de Parintins, por sua vez, terão na segunda opinião profissional a distância o apoio que necessitam para atender o paciente e a possibilidade de aperfeiçoamento profissional durante a realização de seu trabalho, uma vez que aprenderão com as orientações dos especialistas.

Já os estudantes de Medicina, Enfermagem e Odontologia da UEA e UFAM poderão receber orientações durante as tradicionais atividades de internato rural, estágio durante o qual realizam trabalhos assistenciais com moradores de regiões mais isoladas.


Conheça as soluções que serão usadas no novo centro


As soluções empregadas no CETEC da Universidade do Estado do Amazonas foram desenvolvidas pelo Centro de Inovação e Pesquisa em Soluções de Telessaúde (CIPS), da Disciplina de Telemedicina da FMUSP, com base em plataformas Microsoft. Entre elas, estão o Cyberambulatório e Cybertutor. Tratam-se, respectivamente, de ambientes baseados na Internet para a discussão de casos clínicos entre médicos que encontram-se distantes geograficamente (para obter a segunda opinião de um especialista a distância) e para o aprendizado de profissionais e estudantes da área de saúde.

Outra solução é a Sala de Aula do Futuro (Conference XP da Microsoft integrado a sistema sem-fio, doado pela Cisco), para o aprendizado de estudantes de medicina. Agora, os professores da UEA poderão usar Tablets PCs (notebooks em forma de prancheta) para dar aula, com total mobilidade, sem necessidade de cabos para uso da Internet. As aulas poderão ser assistidas por alunos a distância, por meio de transmissão on-line e comunicação por chat. Os alunos presenciais usarão os computadores do laboratório de informática da universidade. Cada computador conectado poderá receber em tempo real vídeos, apresentações e documentos mostrados durante a aula, com a possibilidade de compartilhamento de anotações com o professor. Além dessas facilidades, todo o conteúdo será gravado e disponibilizado off-line, como um repositório de informações em saúde.

A Microsoft apoiará a Universidade do Estado do Amazonas com o fornecimento gratuito de softwares para alunos e professores do novo centro, por meio do Programa Aliança Acadêmica, o qual também será estendido à Universidade Federal do Amazonas. "Melhorar a qualidade de vida da sociedade brasileira por meio do envolvimento de universitários e pesquisadores é uma das nossas propostas", afirma Rogério Panigassi, coordenador da área acadêmica da Microsoft. "A participação acadêmica é essencial para o crescimento da Telemedicina", ressalta o Prof. Dr. Chao Lung Wen, coordenador da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP. "Pessoas comprometidas com a pesquisa e o aprimoramento científico poderão construir serviços de qualidade e funcionais", completa.

O centro de tecnologia da UEA utilizará ainda outras estratégias educacionais criadas pela Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP, como o Projeto Homem Virtual (www.projetohomemvirtual.com.br) e programas audiovisuais destinados à motivação do público geral na aquisição de hábitos mais saudáveis para prevenção de doenças.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios