26/10/2009

CFM publica retificações no novo Código de Ética


Após dois anos de debates com diversas entidades e especialistas, e a análise de 2.677 sugestões encaminhadas por médicos e entidades organizadas da sociedade, foi publicado no Dário Oficial da União desta quinta-feira, 24 de setembro, o novo Código de Ética Médica.

O documento recomenda aos médicos, entre outros pontos:

- que não se submetam à pressão de clínicas e hospitais para atender maior número de pacientes por jornada;

- que não comercializem medicamentos ou recebam comissão da indústria farmacêutica para prescrever ou recomendar produtos;

- que especifiquem o patrocínio da indústria farmacêutica na publicação de trabalhos científicos ou na participação de palestras e eventos.

O novo Código ressalta a importância dos cuidados paliativos e confere maior autonomia ao paciente, com direito à informação sobre sua saúde e à participação nas decisões que envolvem o tratamento, sempre em parceria com o médico.

O texto também proíbe a criação de embriões para pesquisa e a escolha do sexo do bebê nas clínicas de reprodução assistida.

Clique href="http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/2009/1931_2009.htm" target="_blank">aqui e veja a íntegra da Resolução CFM nº 1.931, com as retificações publicadas no Diário Oficial da União deste 13 de outubro de 2009.


Fonte: Conselho Federal de Medicina

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios