15/06/2007

CFM reforça sigilo do paciente

O Conselho Federal de Medicina publicou nesta quinta-feira, 14 de maio, Nota Oficial para reforçar o sigilo do paciente nas guias de papel de consulta e solicitação de exames das Seguradoras e Operadoras de Planos de Saúde.


O CFM informa também que tomará, se necessário, as medidas cabíveis para que a Medicina possa ser exercida com ética e respeito aos pacientes.


NOTA OFICIAL

AOS MÉDICOS E USUÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE



A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabeleceu a partir de 1º/06/07 um novo padrão para as guias de atendimento médico, denominado Padrão TISS. A ANS, como órgão normativo do Governo Federal, deve estabelecer claramente a necessidade do cumprimento das leis em relação ao direito dos usuários de planos de saúde no sigilo de informações sobre sua saúde.


A ANS, ao tornar opcional a anotação da CID nas guias de papel, possibilitou que algumas operadoras exijam que médicos quebrem este direito do paciente.


Reforçamos a necessidade de que a ANS cumpra seu papel institucional em defesa dos direitos legais dos usuários de planos de saúde.


Alertamos aos médicos e, de modo especial, os médicos diretores técnicos ou prepostos das operadoras de saúde, sobre seu dever de acatar a Resolução CFM nº 1.819/07, que proíbe a colocação da CID e/ou diagnóstico em guias de papel e solicitação de exames.


Conclamamos as operadoras para que estabeleçam com os médicos e usuários de planos de saúde um novo patamar de relacionamento onde os conflitos cedam lugar ao entendimento, ao respeito às leis e à valorização dos pacientes e do trabalho médico.




Conselho Federal de Medicina e Conselho Regional de Medicina do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios