22/04/2013

CFM solicita que comissão criada para investigar problemas na assistência não seja chamada de CPI do Erro Médico

Senado atendeu o pedido do Conselho Federal

O Senado assegurou ao Conselho Federal de Medicina (CFM) que a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre Violação ao Direito Humano à Saúde, recentemente criada, não será tratada pelo apelido de CPI do Erro Médico pelos veículos de comunicação daquela Casa. Esta foi a resposta dada pela Secretaria de Comunicação do órgão a pedido formalmente encaminhado neste mês, quando algumas reportagens creditadas à Agência Senado e ao Jornal do Senado equivocadamente batizavam a Comissão dessa maneira.

A orientação já vale para os profi ssionais que cobrem as atividades legislativas para a TV e a Rádio Senado, além do jornal e da agência. Esta CPI será tratada pelos jornalistas por seu nome oficial ou, então, como a CPI do Direito à Saúde ou da Saúde.

“Chamou-nos a atenção que os órgãos de comunicação do Senado batizassem o grupo de forma equivocada, o que representa uma simplificação e a transferência de responsabilidade por todos os problemas que serão apurados para apenas uma categoria profissional. No caso, a dos médicos. O uso deste termo conflita diretamente com a proposta da CPI, que é a de apurar – de forma ampla – as irregularidades que atingem o setor saúde, conforme explicitado anteriormente”, afirmou o 1º secretário do CFM, Desiré Carlos Callegari, um dos conselheiros que assinou o pedido.

Para o presidente Roberto Luiz d’Avila, é impossível não considerar a capacidade de repercussão do material jornalístico produzido pelos veículos de comunicação do Senado Federal e a importância de cuidar do aspecto ético do uso da informação. A mesma abordagem será feita pelo CFM junto aos principais órgãos de imprensa do país.

“Não se pretende censurar ou coibir, mas assegurar que o emprego dos termos seja feito de forma adequada”, pontuou. Sem esse zelo, no seu entendimento, o uso inadequado de nomes e apelidos atinge a honra dos médicos que atuam de forma competente, ética e comprometida com a população em todo o país e se sentem ofendidos com o uso dessa alcunha.

Fonte: CFM (Jornal Medicina - Mar/2013)