23/10/2009

COBEM foi considerado o maior evento de educação médica do país

O CRMPR disponibilizou estande para prestar informações sobre o funcionamento da instituição e distribuir gratuitamente publicações de interesse da classe médica e acadêmica



O 47.º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), que ocorreu de 17 a 20 de outubro, reuniu mais de três mil congressistas na capital paranaense e promoveu amplo debate entre professores, estudantes e profissionais. O Conselho Regional de Medicina do Paraná acompanhou de perto não somente os debates, que giraram em torno do tema central "O SUS como Escola", mas também a abertura, programação científica e, ainda, disponibilizou um estande para divulgação institucional por meio de atendimento personalizado de colaboradores e conselheiros e oferta de publicações aos visitantes.

A estudante do 1.º ano de Medicina da Universidade Federal de Goiás, Yasmin Barbosa, se surpreendeu com a quantidade de material, que poderá auxiliar os acadêmicos mesmo durante o início do curso. "A gente imagina que só vai ter contato com o Conselho de Medicina quando se formar. Saber sobre pareceres e publicidade médica, por exemplo, facilita a construção do conhecimento como estudante e profissional", afirma. A possibilidade de adquirir o novo código de ética atraiu o estudante Fabrício Costa, da Unicamp, ao estande do CRMPR. "Um professor tratou das modificações do código em sala de aula e fiquei curioso", conta. O acadêmico faz parte de um grupo de estudos sobre relação médico-paciente e acompanhou palestras sobre a qualidade de vida do médico. "Percebi que nesta edição as discussões estão mais profundas, o pessoal mais participativo e a programação bem diversificada", completa.

Durante o COBEM 2009, o Conselho recebeu mais de 2 mil congressistas em seu estande e distribuiu cerca de 7 mil exemplares de publicações como o href="https://www.crmpr.org.br/crm2/download/folder.pdf" target="_blank">folder institucional, a href="https://www.crmpr.org.br/crm2/download/cartilha_etica.pdf" target="_blank">cartilha contendo o novo código de ética médica, o href="https://www.crmpr.org.br/publicacoes/lista_jornal.php" target="_blank">Jornal do CRMPR, as revistas href="https://www.crmpr.org.br/publicacoes/lista_revarq.php" target="_blank">Arquivos do Conselho, href="https://www.crmpr.org.br/publicacoes/lista_iatrico.php" target="_blank">Iátrico, href="https://www.crmpr.org.br/publicacoes/lista_revmedres.php" target="_blank">Médico Residente e os livros href="https://www.crmpr.org.br/publicacoes/jaculatorias/jaculatorias.pdf" target="_blank">"Jaculatórias - sugestões para o dia a dia do médico" e href="https://www.crmpr.org.br/publicacoes/manual_residente/manual_residente.pdf" target="_blank">Manual do Médico Residente.

Também foram distribuídas publicações do Conselho Federal de Medicina (CFM), como a Revista Bioética, o jornal Medicina CFM e o folder da campanha "O Conselho luta pelos médicos e pela saúde dos brasileiros". Durante os quatro dias de congresso, os visitantes do estande do CRMPR puderam assistir à projeção de vídeos Institucional href="http://www.youtube.com/watch?v=4U-16mYi2Ic" target="_blank">Médico, entre que a casa é sua e Motivacional href="http://www.youtube.com/watch?v=ED-aAe0GSCY&feature=player_embedded" target="_blank">Vale a Pena ser Médico.

A procura pelas publicações impressas surpreendeu colaboradores e conselheiros que acompanharam o estande. Professores e coordenadores de cursos de Medicina de Universidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará e Paraná solicitaram os vídeos do CRMPR para apresentarem aos estudantes como forma de contribuir na formação médica e orientar sobre o funcionamento e o papel dos Conselhos de Medicina.



Números do congresso

O COBEM reuniu 3.113 congressistas de todo país na Universidade Positivo e foi considerado pelos organizadores o maior evento de educação médica do país. De acordo com Prof. Dr. Milton de Arruda Martins, professor da Universidade de São Paulo e ex-presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), em seu discurso durante a plenária final do congresso, os números indicam o 47.º COBEM como o melhor do país e um dos maiores do mundo. Ele informou que o evento contou com a apresentação de 1.053 trabalhos e realização de 17 fóruns, sete cursos e quatro conferências. O evento teve ainda a participação de 63 Escolas Médicas de todo país, da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e 27 Comissões Estaduais, Conselho Nacional de Secretários Estaduais da Saúde (CONAS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina e inúmeras entidades de classe.

O evento foi transmitido pela Rede Universitária de Telemedicina e foram debatidos alguns temas como a criação de exame para certificar médicos recém-formados, concepção de políticas públicas para que o Sistema Único de Saúde (SUS) realmente seja Escola, desafios atuais dos hospitais de ensino, qualidade de vida do estudante de medicina, mudanças no Código de Ética Médica, fraude na formação médica, lei de estágio, revalidação do diploma, propaganda farmacêutica, saúde mental, espiritualidade, o papel do gestor e assuntos ligados à residência médica.

Durante o COBEM foram lançados livros e promovidos concursos fotográficos, literários e realizadas premiações, exposições artísticas e institucionais por meio de estandes com a participação de diversas instituições e livrarias, empresas de equipamentos médicos etc.



Conhecimento disseminado nos livros

Ao todo, 13 publicações com temas relacionados à Medicina foram apresentas durante o COBEM. O livro "Jaculatórias - sugestões para o dia a dia do médico", de autoria do Prof. Dr. João Manuel Cardoso Marins, que também é editor da Revista Iátrico, teve seu pré-lançamento no sábado (17), primeiro dia do Congresso. O lançamento oficial está previsto para ocorrer na sede do CRMPR, em 9 de novembro.

A obra traz sugestões para o dia-a-dia do médico, com textos enxutos que proporcionam a reflexão sobre a essência da Medicina, da prática médica e do relacionamento entre médicos, colegas de trabalho e pacientes. Os congressistas formaram fila para receber exemplar do livro com dedicatória do médico. A estudante do 3.º ano da Faculdade de Medicina de Valença do Rio de Janeiro, Karina Falani, disse que irá busca na leitura um direcionamento, um apoio perante as situações do cotidiano. "Irei me formar muito jovem e a insegurança aparecerá em vários momentos", prevê. O título da obra despertou a curiosidade de muitos professores e estudantes. Foi o caso da infectologista e professora na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Mary Alves Lotter. "O título é intrigante, dá vontade de ler", diz. "Quero saber como o autor aborda essa rotina do médico, que, daqui alguns anos, será a minha rotina também", conta Aryella Menezes, estudante do 2.º ano de Medicina da PUC-SP.

O Manual do Médico Residente também foi lançado durante o Congresso na segunda-feira, 19 de outubro, com a presença do editor-coordenador, Prof. Dr. João Carlos Simões, e dos co-autores Allan Cesar Faria Araujo; Jorge Ribas Timi; Luisa Moreira Höpker, Neila Falconi Bomfim e Adriano Keijiro Maeda. A publicação, inédita e editada pelo CRMPR, propicia uma visão ampla sobre formação, residência e atuação na atividade médica. De acordo com o editor do livro, o Manual é voltado para todos os residentes do Paraná e do Brasil e, também, para todas as pessoas que vivem a Residência Médica. "O objetivo é promover o debate e a reflexão crítica, além de oferecer visão ética e humanística, e aperfeiçoar a Residência Médica no Brasil", afirma.

A proximidade com a atividade realizada diariamente na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), fez com que a professora e coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Residentes da instituição, Lia Silveira, levasse vários exemplares do Manual. "Estamos preocupados com a formação do residente como um todo, desde a escolha do programa até o relacionamento com o preceptor", afirma. Ela conta que muitas vezes atende residentes que já estão em processo de desligamento do programa. "Nosso objetivo é trabalhar para evitar esse extremo e o Manual também vem de encontro a este propósito".

Para Simone Conde, professora da Universidade Federal do Pará, integrante da Comissão Estadual de Residência Médica do Pará e supervisora do Programa de Residência Médica do Hospital Universitário João de Barros Barreto, "o Manual irá embasar a atividade realizada na Comissão e inspirar a reflexão sobre as necessidades do residente paraense".



Plenária CNRM

O lançamento do Manual do Médico Residente precedeu a plenária da Comissão Nacional de Residência Médica e suas Regionais. De acordo com o Adriano Massuda, representante da Associação Brasileira de Escolas Médicas (ABEM) na CNRM, é a primeira vez que a plenária anual ocorre dentro do COBEM. "Pretendemos repetir o feito histórico e agendar nossos encontros anuais sempre dentro do Congresso de Educação Médica", anuncia. Vários exemplares do Manual do Médico Residente também foram disponibilizados durante a reunião, que contou com a presença do presidente recém-eleito da Comissão Estadual de Residência do Paraná (Cermepar), Adriano Keijiro Maeda.

O tema da residência permeou vários debates no Congresso. O painel "Panorama da Residência Médica no Brasil: Posicionamento das entidades que compõem o CNRM", mediado pela Secretária-Executiva da CNRM, Maria do Patrocínio Tenório Nunes, foi um exemplo. Ela acredita que é preciso debater quais habilidades se pretende formar nos residentes. "Ainda não conseguimos aprofundar o assunto no Brasil. Não vamos chegar a uma Residência Médica completa, sem pensar o que o residente tem que aprender e como queremos formá-lo", completa.



Carta de Curitiba

Após as discussões oportunizadas pelo Congresso, será elaborado, pela organização do evento em conjunto com a Comissão de Relatoria, documento final chamado "A carta de Curitiba". O objetivo é traçar as diretrizes fundamentais para o SUS ser de fato uma Escola Médica, ou seja, campo de estágio e formação dos profissionais da área da saúde. O próximo Congresso de Educação Médica Brasileira ocorrerá em Goiás, no período de 30 de outubro a 2 de novembro de 2010, no Centro de Convenções da cidade de Goiânia.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios