30/09/2006

CRM debate Bioética e Reprodução Humana

Perpassando pela história da humanidade e pontuando os períodos em que os seres humanos criaram determinados problemas éticos, emergentes justamente da percepção dos conflitos causados pela inserção do indivíduo na cultura, o psiquiatra e psicanalista Cláudio Cohen ministrou palestra sobre "Bioética e Reprodução Humana", durante a manhã do último sábado (30) no CRM. O professor responsável pela disciplina de Bioética da Faculdade de Medicina da USP apresentou o salto qualitativo da humanidade proveniente do atual conhecimento do espaço, tempo e cultura. "Entendo que estamos experimentando um período revolucionário, que posso compará-lo ao período renascentista", afirma. E completa: "Desde os primeiros ancestrais humanos já existia uma ética para as relações humanas, assim como já existiam leis para regulamentar o comportamento humano antes da criação de códigos".

Um dos principais bioeticistas do País, Cohen é também presidente da Comissão de Bioética da FMUSP e membro da Comissão de Ética da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Para ele, a Declaração Universal dos Direitos do Homem traz uma nova percepção ética das relações humanas, que é o reconhecimento da dignidade inerente a todos os indivíduos. "Atualmente, será a bioética, a ética da vida, quem irá se ocupar do que venha ser certo ou errado frente aos conflitos provocados pela nossa evolução científica, pois será esta ética que nos permitirá pensar certos conceitos propostos pela ciência como, por exemplo, o que é morte", explica. Assim sendo, ele acredita que discussões como estas ajudam-nos a pensar nas questões bioéticas provocadas pela biotecnologia, como a clonagem de seres humanos ou outros avanços genômicos, e as questões bioéticas provocadas pela "bioeconomia", tais como o patenteamento de genes ou do genoma e a sua possível comercialização.

O evento faz parte do Programa de Formação Continuada em Bioética do Conselho Regional de Medicina do Paraná, em parceria com a PUC, e reuniu mais de 60 pessoas em Curitiba e Maringá. Este Programa teve início em março e no último sábado de cada mês, das 9 às 13h, traz os mais renomados bioeticistas do País para debater assuntos polêmicos e atuais de Bioética.

As próximas edições estão agendadas para outubro (28), com a palestra sobre "A morte e o morrer" sendo proferida pelo Prof. Dr. Leo Pessini (vice-reitor do Centro Universitário São Camilo -SP e doutor em Teologia Moral), e novembro (25), sobre "Bioética e Religião" ministrada pelo Prof. Dr. Márcio Fabri dos Anjos (Doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana, em Roma, com especialização em Ética e Bioética).

Os interessados em obter cópia em DVD das palestras anteriores podem entrar em contato com o CRM-PR através do telefone (41) 3240-4000 ou enviando e-mail para (protocolo@crmpr.org.br). O custo de cada DVD é R$ 10,00.


Clique aqui e leia matéria publicada no jornal Gazeta do Povo.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios