25/01/2021

CRM-PR alerta médicos sobre golpe do boleto falso; veja dicas de como evitar

Tentativas de golpes financeiros das mais diversas modalidades aumentaram durante a pandemia e usuários devem estar atentos para evitar prejuízos

As tentativas de golpes financeiros das mais diversas modalidades, como o do boleto de cobrança falso, têm aumentado desde o início da pandemia pela Covid-19, conforme informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Assim, o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) alerta médicos e médicas para que fiquem atentos e evitem prejuízos.

Veja a seguir informações importantes sobre o boleto de cobrança e dicas de segurança aos usuários:

- O boleto de cobrança é um instrumento de pagamento de um produto ou serviço prestado por um fornecedor. Através dele, o emissor do documento, intitulado “Beneficiário”, receberá em sua conta o valor referente a este produto ou serviço.

- Ao pagar um boleto, verifique sempre se os dados do “Beneficiário” são de quem lhe vendeu o produto ou serviço.

- Verifique sempre se o logotipo impresso no corpo do boleto de cobrança corresponde ao código do banco que consta no início da linha digitável (três primeiras posições). O banco correspondente ao código pode ser verificado neste link

- Desconfie se o código de barras estiver com falhas que apresentem espaços excessivos entre as barras ou qualquer outra alteração que impossibilite o reconhecimento pela leitora.

- Sempre que tiver dúvidas sobre a veracidade de um boleto de cobrança, consulte diretamente o fornecedor que o emitiu.

- Evite reimprimir boletos de cobrança em sites que não sejam do banco emissor do boleto.

- Evite negociar valores de descontos de boletos com pessoas estranhas, ou que se identificam como funcionários dos bancos ou de empresas de cobrança.

Conheça outros tipos de golpes financeiros e como evitá-los aqui.

Caso você tenha alguma dúvida sobre pagamento referente ao CRM-PR, entre em contato com o nosso Departamento Financeiro:
financeiro@crmpr.org.br | (41) 3240-4019 | 4024 | 4018 | (41) 9-9251-7954 (WhatsApp).

FONTE: CRM-PR, com informações da Febraban

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios