28/03/2024

CRM-PR apoia conscientização e prevenção ao retinoblastoma

Ação tem o apoio da Câmara Técnica de Oftalmologia do Conselho e da deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD), que gravaram vídeo com o conselheiro 1º secretário, Fernando Fabiano Castellano Junior

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), por meio da Câmara Técnica de Oftalmologia, inicia ação em prol da conscientização e prevenção ao retinoblastoma, tumor ocular que acomete crianças de até cinco anos de idade. Para promover informação de qualidade à sociedade e aos colegas médicos, o Conselho recebeu a oftalmologista Ana Paola Vargas Baptistella, integrante da Câmara Técnica da especialidade na autarquia, e também a deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD), que passou por uma experiência familiar com a doença.

"Entendemos o papel fundamental da prevenção na Medicina e, dentro da prevenção, a temática que estamos abordando é o retinoblastoma, patologia que incide anualmente em cerca de 15 mil criancas no Brasil", destaca o conselheiro 1º secretário do CRM-PR, Fernando Fabiano Castellano Junior.

Em conversa com o conselheiro, a oftalmologista Ana Paola explicou a incidência e características da doença: "O retinoblastoma é o tumor maligno mais frequente nos olhinhos das crianças. É uma doença rara, porém muito grave e, quando diagnosticada precocemente, tem tratamento. Desde que tenha um diagnóstico precoce, a chance de cura chega a cerca de 90%."



O conselheiro Fernando Castellano também conversou com a deputada estadual Cloara Pinheiro, que compartilhou sua história de vida na luta contra a doença. Sua filha Carolina foi diagnosticada com o retinoblastoma aos dois anos de idade e, infelizmente, não resistiu à doença. Desde então, ela tem se dedicado à divulgação do tema para a sociedade, levando informação sobre prevenção e sinais de alerta.

"Eu vejo a história de muitas crianças que, pequenininhas, tiraram o olhinho, ou fizeram tratamento, como tem a Lua, como tem o João - que eu escrevi o prefácio do livro dele lá em Londrina, que estão tratando e está dando certo", comenta, fazendo um apelo aos pais: "Por favor, cuidem de seus filhos. Não é só para ver se precisa de óculos, precisa sempre observar.”


Em setembro de 2023, o Conselho Federal de Medicina (CFM) apoiou a campanha “De olho nos olhinhos”, promovida pelos jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert. A filha do casal, Lua, hoje com quase 3 anos, foi diagnosticada com retinoblastoma quando tinha 11 meses e ainda está em tratamento.

Na ocasião, foi enviada a todos os médicos do Brasil uma cartilha com orientações para a identificação de sinais e sintomas do câncer que acomete crianças pequenas.

ACESSE A CARTILHA AQUI.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios