10/10/2025

CRM-PR apresenta a lista de médicos que receberão a Medalha de Lucas em 2025

Quatro médicos serão homenageados este ano por atuação em prol de causas humanitárias e sociais. Entrega será realizada no dia 18 outubro, durante a solenidade em comemoração ao Dia do Médico, no Canal da Música

clique para ampliarclique para ampliarHomenagem será entregue aos médicos indicados durante a cerimônia em comemoração ao Dia do Médico (Foto: CRM-PR)
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) tem a honra de divulgar os nomes dos médicos homenageados com a Medalha de Lucas neste ano de 2025. A “Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico” é uma comenda instituída em 1996 pela autarquia com o intuito de homenagear profissionais médicos de reconhecida atuação em prol de causas sociais e humanitárias. A reverência foi inspirada no evangelista São Lucas, Patrono do Médico, que tem sua data festejada em 18 de outubro, consagrada como Dia do Médico.

Desde a sua criação, com a publicação da Resolução CRM-PR n.º 56/1996, vários médicos já foram agraciados com a homenagem, amparados pelo exemplo de humildade, compaixão e dedicação ao próximo, em projetos de relevância médico-social. Entre eles, estão o Dr. Rui Fernando Pilotto, geneticista homenageado em 2023; o Dr. Hélio Brandão, primeiro médico a receber a honraria; a Dra. Zilda Arns Neumann, primeira mulher médica a receber a Medalha; entre outros expoentes da Medicina paranaense. Veja a lista completa dos médicos homenageados até hoje pelo CRM-PR aqui.

A solenidade de entrega da Medalha de Lucas está marcada para o dia 18 de outubro, pela primeira vez, no Grande Auditório do Canal da Música, em Curitiba, quando também serão homenageados os médicos que irão receber o Diploma de Mérito Ético-Profissional, por terem completado 50 anos de exercício da Medicina com histórico ético exemplar. Leia mais aqui.

Receberão a Medalha de Lucas - Tributo ao Mérito Médico em 2025:

DR. ANTÔNIO CELSO NUNES NASSIF (CRM-PR 915) - (IN MEMORIAM)

clique para ampliarclique para ampliarO Dr. Antônio Celso Nunes Nassif, que tem trajetória marcada pela atuação em prol da valorização profissional, receberá a Medalha de Lucas 'in memoriam' (Foto: Arquivo pessoal)
Natural de Jaú (SP), o Dr. Antônio Celso Nunes Nassif nasceu no dia 11 de abril de 1934. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1958, onde também concluiu o mestrado e o doutorado em Clínica Cirúrgica. Especializou-se em Otorrinolaringologia (RQE 4.228). Na UFPR, atuou como professor adjunto e livre-docente da disciplina de Otorrinolaringologia e como médico do Hospital de Clínicas.

Sua trajetória profissional também se destacou pelo engajamento no movimento associativo. Foi presidente da Associação Médica Paranaense (AMP) entre 1985 e 1987, deixando importante legado em prol do associativismo, e fundou a Sociedade Paranaense de Otorrinolaringologia, da qual também foi presidente. No cenário nacional, exerceu a presidência da Associação Médica Brasileira (AMB) em quatro gestões consecutivas (1987-1989, 1989-1991, 1995-1997 e 1997-1999), além de ter ocupado a vice-presidência da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia. Era ainda Acadêmico Emérito da Academia Paranaense de Medicina.

Entre suas principais contribuições estão a defesa do ensino médico, que teve como marco a realização do Fórum Nacional de Aracaju (SE) e a publicação do documento “Propostas da AMB para Cursos de Graduação em Medicina”; a idealização do Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam), atualmente com mais de 200 mil usuários; e a criação das tabelas de honorários médicos, que deram origem à atual CBHPM – Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos.

O reconhecimento à sua carreira foi expresso por inúmeras homenagens. Recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba, concedido pela Câmara Municipal, além do Diploma de Honra ao Mérito pela UFPR. Foi também agraciado como Oficial da Ordem do Mérito Nacional e recebeu a Gran Cruz e Medalha do Mérito da República Federativa do Brasil, bem como a honraria concedida pela Secretaria da Saúde de São Paulo. Por ter completado 50 anos de formado com histórico exemplar, recebeu em 2008 do CRM-PR o Diploma de Mérito Ético-Profissional e o símbolo da Medicina.

DR. CÉSIO JOHANSEN DE MOURA (CRM-PR 1.698)

clique para ampliarclique para ampliarO Dr. Césio Johnansen de Moura tem carreira marcada pela Medicina, pela docência e pela atuação em prol do ensino e compromisso social (Foto: Arquivo pessoal)
Natural de Curitiba (PR), o Dr. Césio Johansen de Moura nasceu em 20 de julho de 1940 e formou-se em 1965 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo como especialidade a Administração Hospitalar e a Cirurgia Geral. O Dr. Césio construiu uma carreira marcada pelo exercício da Medicina, pela docência e pela atuação em projetos comunitários e missionários.

É professor aposentado da disciplina de Cirurgia Geral da UFPR e atuou como médico no antigo INAMPS (atual SUS). Entre julho de 1971 e julho de 1974, realizou residência médica em Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo no Graduate Hospital, afiliado ao Hospital Universitário da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Foi coordenador na formação de Atendimento Pré-hospitalar dos socorristas do Corpo de Bombeiros - SIATE (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência), em 1990.

Foi ainda fundador do antigo Projeto Misericórdia, hoje denominado Núcleo Canaã Saúde. Pelo Projeto Misericórdia, liderou, a partir de 1994, 14 viagens missionárias de curta duração a diferentes regiões da Amazônia e também a Angola, mobilizando mais de 300 voluntários de diversas idades e áreas de atuação.

Também iniciou no Brasil a antiga associação Embaixadores Médicos Internacional (EMIB), hoje Instituto Vida, responsável pelo Programa de Desenvolvimento Comunitário Integral (PDCI). Por ter completado 50 anos de formado com histórico exemplar, recebeu em 2015 do CRM-PR o Diploma de Mérito Ético-Profissional e o símbolo da Medicina.

DR. GERSON GOMES (CRM-PR 1.837)

clique para ampliarclique para ampliarO Dr. Gerson Gomes tem sua trajetória marcada pela atuação na comunidade de  Andirá, onde atua há mais de 60 anos (Foto: Arquivo pessoal)
Nascido em Santo Antônio da Platina (PR) em 6 de janeiro de 1937, o Dr. Gerson Gomes é filho de Antônio Gomes Amaral e Francisca Rita Gomes. Casado com a Sra. Iva Francisco Gomes, construiu sua família com quatro filhos: André, Guilherme, Gerson e Fábio, todos médicos atuantes no Paraná. Reside em Andirá, município em que consolidou sua carreira e dedicou mais de seis décadas à Medicina.

Formou-se médico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1961, mesmo ano da inauguração do Hospital de Clínicas. Em seguida, realizou dois anos de residência médica na Santa Casa de Misericórdia de Santos (SP), na área de Cirurgia. Em 1963, retornou ao Paraná, escolhendo Andirá para exercer a Medicina. Foi um dos fundadores da primeira sede do Hospital Beneficente de Andirá, em 1964, onde realizou a primeira cirurgia do município.

Em mais de 60 anos de profissão, destacou-se especialmente na obstetrícia, área à qual dedicou 57 anos de trabalho contínuo no acompanhamento pré-natal e na assistência às gestantes. Realizou mais de 20 mil partos documentados (entre cesáreas e partos normais) e aproximadamente 5 mil cirurgias gerais, além de milhares de atendimentos clínicos à população andiraense.

Em 2011, recebeu do CRM-PR o Diploma de Mérito Ético-Profissional, em reconhecimento aos 50 anos de exercício da Medicina com histórico ético exemplar. No mesmo ano, foi agraciado pela UFPR com o Diploma de Jubileu de Ouro Profissional. Em 2021, recebeu da mesma instituição o Diploma de Jubileu de Diamante Profissional, pelos 60 anos de carreira, e, em 2022, foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Andirá, em reconhecimento à sua contribuição para a saúde e o desenvolvimento do município.

DR. MIGUEL CARLOS RIELLA (CRM-PR 2.370)

clique para ampliarclique para ampliarO Dr. Miguel Carlos Riella tem trajetória marcante na Nefrologia, com destacada atuação acadêmica, científica e social. É fundador da Fundação Pró-Renal Brasil. (Foto: CRM-PR)
Natural de Blumenau (SC), o Dr. Miguel Carlos Riella graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em 1968, tendo realizado sua pós-graduação nos Estados Unidos. Inicialmente como residente em Medicina Interna no Mount Sinai Hospital de Nova Iorque (1970-1973) e, posteriormente, como Research Fellow em Nefrologia na Universidade de Washington (Seattle) (1973-1975). 

Retornando ao Brasil, iniciou suas atividades em outubro de 1976 no Hospital Universitário Evangélico (atualmente Mackenzie) (HUEM), em Curitiba, onde estabeleceu um Serviço de Nefrologia e Nutrição Parenteral e Enteral. Nos anos subsequentes, estabeleceu no mesmo Hospital um Serviço de Hemodiálise (1977); realizou o primeiro transplante renal do HUEM (1980); instituiu o Programa de Residência em Nefrologia reconhecido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e pelo Ministério de Educação e Cultura, e iniciou o primeiro programa Brasileiro de Diálise Peritoneal Domiciliar (CAPD) (1980).

Paralelamente, iniciou sua trajetória acadêmica na mesma época na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, tornando-se posteriormente Prof. Titular de Clínica Médica (1980-2016) e na Faculdade Evangélica de Medicina, tornando-se Prof. Titular de Clínica Médica e Nefrologia (1983-2019). Doutor em Medicina pela Unifesp (1981). Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Maranhão (2022). Professor Emérito da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (2024). Por ter completado 50 anos de formado com histórico exemplar, recebeu em 2018 do CRM-PR o Diploma de Mérito Ético-Profissional e o símbolo da Medicina.

Publicou diversos livros na área de Nutrição e Nefrologia. Em 1980, publicou seu primeiro livro, Princípios de Nefrologia e Distúrbios Hidroeletrolíticos, hoje na sua 7ª edição. Em 1988, publicou o livro Suporte Nutricional Parenteral e Enteral; em 2001, publicou, juntamente com a nutricionista Cristina Martins, o livro Nutrição e o Rim; em 2009, foi co-editor do livro Tratado de Diálisis Peritoneal: Montenegro Jesus (Editor), Correa-Rotter Ricardo (Co-Editor), Riella M.C. (Co-Editor). Desde 2015, é editor-chefe da revista Brazilian Journal of Nephrology. Na esfera internacional, é editor associado da revista Hemodialysis International (2003-presente) e membro editorial  da revista Blood Purification (2008-presente).

No âmbito associativo, foi fundador e primeiro presidente da Federação Latinoamericana de Nutrição Parenteral e Enteral (Felanpe 1988-1989); presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (1986-1987); presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (1995-1997) e presidente da International Federation of Kidney Foundations (IFKF- 2009-2011). Fundador (1984) e presidente da Fundação Pró-Renal Brasil. Fundador do Instituto Pró-Renal de Ensino e Pesquisa (2004).

É membro de inúmeras sociedades médicas no Brasil e no exterior, tendo publicado mais de 300 artigos científicos, sendo 263 listados no Medline (09/2025). Fez mais de 600 palestras no Brasil e no exterior. Recebeu inúmeras homenagens e condecorações, destacando-se: Distinguished International Medal - National Kidney Foundation - New Orleans (1996); título de “Cidadão Honorário de Curitiba”, Câmara Municipal de Curitiba (2004); título de “Cidadão Honorário do Estado do Paraná”, Assembleia Legislativa do Paraná (2007); prêmio “Oswaldo Ramos” da Sociedade Brasileira de Nefrologia (2012).

Professor visitante na Harvard University – Beth Israel e Brigham & Women's Hospital (2012). Membro honorário da Australia-New Zealand Nephrology Society (2013). Comenda “Ordem Estadual do Pinheiro” outorga da mais alta Comenda do Estado do Paraná (2015). Fellow da American Society of Nephrology (2007) e fellow do American College of Physicians. É membro da Academia Nacional (2007) e Paranaense (2008) de Medicina. 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios