27/02/2024

CRM-PR busca apoio em Brasília para equiparar valor para residência com bolsistas do Mais Médicos

Presidente Romualdo Gama se reúne com deputado federal Reinhold Stephanes Junior e pede equiparação aos residentes que recebem menos da metade pago pelo programa federal

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) Romualdo Gama entregou ofício, nesta segunda-feira, 26, ao deputado federal Reinhold Stephanes Junior (PSD) para a continuidade da mobilização política em busca da equiparação do pagamento de bolsa aos médicos residentes com os valores recebidos pelos profissionais que participam do Programa Mais Médicos.

clique para ampliarclique para ampliarPresidente Romualdo Gama entrega ofício ao deputado federal Reinhold Stephanes (Foto: Divulgação CRM-PR)

O presidente Romualdo Gama iniciou o movimento de valorização com o parlamento estadual, quando apresentou demanda semelhante ao deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Medicina e OdontologiaNey Leprevost (União Brasil), no fim do ano passado. “Atualmente, os participantes do Programa Mais Médicos recebem praticamente o triplo de um residente”, afirmou o presidente  Romualdo Gama à época, ressaltando que o desequilíbrio gera vagas ociosas para residência. 

O Paraná conta com 5.112 vagas autorizadas para residências médicas e 2.963 estão ocupadas (58%). Somente na especialidade de clínica médica são 495 as autorizadas. No entanto, apenas 350 ocupadas.

Como destacou o presidente Romualdo Gama, a melhor remuneração aos residentes foi um compromisso de campanha do grupo de trabalho "Por respeito aos médicos", eleito em agosto e que assumiu mandato para a gestão 2023-2028 em 1º de outubro.

Em junho de 2023, o programa Mais Médicos teve o recorde de 34 mil profissionais inscritos em todo o país. O número de inscritos foi o maior já alcançado desde a criação do programa, em 2013, durante o governo da presidente Dilma Rousseff. Foram 5.970 vagadas distribuídas para 1.994 municípios brasileiros.

Stephanes visitou a sede do CRM-PR acompanhado pelo médico João Jorge Hellú.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios