27/02/2009

CRMPR busca aprimorar comunicação com médicos





Untitled Document




 


Pesquisa pelo meio eletrônico é um dos passos para se ter diagnóstico da eficácia dos meios de informação existentes, o grau de satisfação dos profissionais e suas sugestões para aperfeiçoar o modelo noticioso e de orientação.


A comunicação, em toda a sua amplitude, foi eleita como um dos pilares da estrutura de trabalho do atual corpo de conselheiros e delegados do Conselho Regional de Medicina do Paraná para cumprir suas funções judicantes, fiscalizadoras e de orientação, voltadas à defesa da ética, valorização do médico e benefício à sociedade. Para isso, vem desenvolvendo uma série de atividades voltadas ao aperfeiçoamento dos mecanismos já disponíveis e de implementação de outros ajustados às necessidades detectadas. A preocupação envolve desde o modelo de fluxo de informações internas até os meios noticiosos institucionais e de mídia de massa.

Após reuniões realizadas no fim do ano passado, que subsidiaram o planejamento estratégico para a atual administração, foi realizado na Sede do Conselho em Curitiba, no último dia 14 de fevereiro, o I Encontro de Delegados, Representantes Regionais e Conselheiros, que possibilitou debate mais amplo sobre a realidade de cada região do Estado, suas dificuldades e anseios. O evento teve mais de 140 participantes, que tiveram também a oportunidade de fazer uma crítica sobre as formas de comunicação entre o Conselho de Classe e os médicos, incluindo os veículos informativos impressos e eletrônicos disponíveis.

Na noite da última quinta-feira, 26 de fevereiro, a recém-homologada Comissão de Comunicação realizou a sua primeira reunião na Plenária da Casa do Médico. O principal assunto em pauta foi exatamente o de aprimorar os meios de informação aos médicos e à própria sociedade. Para isso, realizou-se uma análise sobre a objetividade e eficácia das publicações do Conselho, prevalecendo o consenso de que cabe exatamente aos médicos - o público-alvo dos veículos - oferecer o necessário direcionamento ou aval aos veículos de informação e seus conteúdos.

Na avaliação qualitativa e quantitativa para se traçar o grau de satisfação dos médicos quanto as informações que recebem, o Conselho de Medicina do Paraná tem como um dos instrumentos  dos instrumentos pesquisa estimulada a partir de envio de boletim eletrônico, onde todos os profissionais podem participar, dando opiniões e fazendo suas críticas, sendo-lhes assegurada a confidencialidade, se assim optarem. A pesquisa será unicamente pelo meio eletrônico, com disponibilidade até 30 de abril. Aos participantes é solicitada a indicação da data de nascimento, para efeito estatístico nas prioridades e concepções por faixa etária.

A pesquisa permite a avaliação individual dos veículos existentes - Jornal do CRMPR, revistas Arquivos, Iátrico e Médico Residente, Cadernos do Conselho, portal na internet e boletim eletrônico - e também abre a oportunidade para que sejam apresentadas sugestões que possam contribuir para a interação e o volume de notícias e de orientações éticas, legais e profissionais aos médicos. Uma das ideias em discussão é a possibilidade futura de unificação de publicações impressas, diversificando as temáticas sob nova forma de abordagem editorial.

O Conselho de Medicina tem em seus 50 anos de atividades o registro de cerca de 26 mil médicos, sendo que 17,5 mil deles estão em atividade. Destes, mais da metade já vem recebendo o boletim eletrônico do CRMPR, num universo que tende a crescer proporcionalmente à realização do atual recadastramento. Para os médicos que queiram mudar o endereço eletrônico para recebimento do boletim, é necessário informar ao Conselho.


O QUE VOCÊ ACHA DAS PUBLICAÇÕES DO CRMPR?

Clique aqui e participe de nossa enquete!

O prazo final para preenchimento do formulário é 30 de abril de 2009.


Comissão de Comunicação

A reunião da Comissão de Comunicação foi aberta pelo presidente do Conselho de Medicina, Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho, que também integra o grupo de trabalho. Após apresentar as razões do encontro, ele passou à palavra ao coordenador da Comissão, o conselheiro e editor da Revista Arquivos, Ehrenfried Wittig, que destacou a necessidade de levar a melhor orientação e informação ao médico. Participaram ainda os demais membros da Comissão, conselheiros Luiz Sallim Emed, Donizetti Giamberardino Filho, Hélcio Bertolozzi Soares e Gerson Zafalon Martins; e o editor da Revista Iátrico, Prof. Dr. João Manuel Cardoso Martins; e ainda os conselheiros-diretores Roseni Teresinha Florêncio, Marília Cristina Milano Campos, Raquele Rotta Burkiewicz, José Clemente Linhares, Alexandre Gustavo Bley, Alceu Fontana Pacheco Júnior e Lutero Marques de Oliveira; e os jornalistas Priscila Naufel e Hernani Vieira.

Durante a reunião, a conselheira-tesoureira Roseni Florêncio e o conselheiro Hélcio Bertolozzi Soares apresentaram o resultado da pesquisa integrante das atividades do I Encontro de Delegados e Colaboradores das Regionais, com ênfase no quesito sobre os meios de comunicação do Conselho. Na visão dos delegados, manifestada na consulta, as publicações têm cumprido o seu papel de forma muito satisfatória e que "ajustes de curso e atualização editorial e gráfica" são sempre bem-vindos. No encerramento dos trabalhos da Comissão, um dos pontos destacados foi o incentivo para que os médicos tenham maior participação na elaboração dos conteúdos dos veículos, com sugestões de temas ou mesmo na elaboração de artigos.


Confira abaixo quais são os nossos meios de comunicação:





  • REVISTA ARQUIVOS - Chegou à edição n.º 100. São 25 anos. Tem periodicidade trimestral e conteúdo voltado a assuntos éticos e legais. É enviada para todos os médicos, pessoas jurídicas cadastradas, escolas médicas e bibliotecas de todo o País e setores do Judiciário e Ministério Público. São 21 mil exemplares.



  • JORNAL DO CRMPR - Circula desde 1996, inicialmente a cada 30 dias, depois bimestral e, agora, trimestralmente. Tem formato tablóide e está em processo de reformulação gráfica e editorial, que seguirá tendências manifestadas por seu leitores, médicos. Avança para a 80.ª Edição. Encaminhado para médicos, pessoas jurídicas e demais integrantes do cadastro do CRMPR. São 21 mil exemplares.



  • REVISTA IÁTRICO - Foi criada no segundo semestre de 2002 como espaço científico-cultural do Jornal do CRMPR, virou suplemento editorial e depois ganhou vida própria, como revista. Está em construção a sua 24.ª edição. Tem circulação compatibilizada à do jornal, seguindo aos mesmos destinatários. São 21 mil exemplares.



  • REVISTA DO MÉDICO RESIDENTE - Foi incorporada no início de 2008 como publicação oficial do Conselho, com apoio da Comissão Estadual de Residência Médica. Tem circulação trimestral, tiragem de 3 mil exemplares e é direcionada para instituições que mantêm residência, para médicos residentes, coordenadores de Coremes, bibliotecas e instituições de ensino médico.



  • CADERNOS DO CONSELHO - Modalidade de publicação ágil para temas específicos, em forma de cartilha e que foi criada em 2002. Está sendo reavaliada para se constituir em  importante ferramenta de informação para o médico, inclusive para consultas em seu cotidiano de trabalho. Não tem periodicidade fixada, ainda.



  • PORTAL NA INTERNET - O sítio na internet tem servido como mecanismo de informação ágil para o dia-a-dia de médicos, profissionais das demais áreas de saúde e a sociedade de modo geral. Abriga notícias, artigos, serviços, eventos técnicos e científicos, oportunidades profissionais, estatísticas, serviços, links úteis e muitas outras informações úteis.



  • BOLETIM ELETRÔNICO DO CRMPR - A newsletter é uma forma de condensar informações de maior utilidade para o médico, para que possa optar por leitura sobre assuntos que mais lhe interessam. É direcionada para todos os médicos e empresas cadastrados, com envio quinzenal ou em situações especiais.



 




Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios