13/05/2020

CRM-PR debate aspectos psiquiátricos da pandemia com a Associação Paranaense de Psiquiatria

Sessão plenária temática realizada na tarde desta quarta-feira, 13, contou com a participação do presidente da APPSIQ, Dr. Júlio César Nogueira Dutra

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) realizou no início da tarde desta quarta-feira, 13, sua 53ª Sessão Plenária Temática, que contou com a participação do presidente da Asssociação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ), Dr. Júlio César Nogueira Dutra. A reunião teve como foco o debate dos aspectos psiquiátricos da pandemia da COVID-19, considerando tanto a população paranaense em geral como também os profissionais médicos.

Com a participação online de mais de 30 conselheiros, a reunião teve início com a apresentação de informações pelo presidente da APPSIQ relativas aos impactos psicossociais de eventos trágicos e a necessidade de se desenvolverem ações de prevenção e tratamento da população afetada, levando-se em conta as particularidades dos diferentes grupos. 

No caso da pandemia da COVID-19, o psiquiatra ressaltou especial preocupação com a chamada "quarta onda" dos impactos psiquiátricos decorrentes da pandemia, com aumento da ocorrência de casos de distúrbios depressivos, ansiosos (como pânico e estresse pós-traumático), psicóticos, paranoicos e até mesmo de suicídios. 

"Os impactos psicossociais relacionados às pandemias tendem a ser subestimados e até negligenciados", destacou Dr. Dutra. "Essa nova doença traz consigo muitas informações duvidosas, como qual o período de incubação, o número de infectados e a taxa de mortalidade real, causando insegurança e medo, com implicações diretas no cotidiano e na saúde mental de toda a população."

Levantamento recente realizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com cerca de 400 psiquiatras de 23 estados e Distrito Federal indicou um agravamento do quadro geral da saúde mental da população desde o início da pandemia. Foram identificados piora no quadro de pacientes que já estavam em tratamento, retorno de pacientes que já haviam recebido alta ou que estavam estáveis, e a chegada de muitos pacientes novos, que não apresentavam sintomas psiquiátricos anteriores.

Profissionais da Saúde

O presidente do CRM-PR, Dr. Roberto Issamu Yosida, agradeceu a presença do presidente da APPSIQ, ressaltando que a saúde mental de médicos e estudantes de Medicina é um tema de muita relevância ao Conselho. "Fizemos uma pesquisa no ano passado para avaliar essa questão e estávamos implementando diversas ações nesse sentido até a chegada dessa pandemia", destacou.

Segundo o presidente do Conselho, a aproximação com a APPSIQ contribuirá para que mais ações possam ser realizadas em conjunto, de forma a auxiliar os médicos do Paraná. Ambas as entidades expressaram preocupação especial com os profissionais da área da Saúde, que estão lidando diretamente com casos de pacientes com a COVID-19.

Uma das ações que já estão em curso e que contou com o apoio do CRM-PR em sua divulgação é o atendimento gratuito de profissionais da Saúde que estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus por psiquiatras associados à APPSIQ de todo o estado. O projeto, que teve início no final de março, já contabiliza mais de 100 atendimentos, sendo a metade deles a profissionais médicos. Saiba mais sobre o atendimento psiquiátrico gratuito aos profissionais da Saúde aqui

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios