25/06/2019

CRM-PR e Crefito-8 debatem interface de profissões em prol dos pacientes

Falta de dados clínicos e determinação do número de sessões por médicos estão entre queixas dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Representantes das diretorias do CRM-PR e do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8ª Região-Paraná (Crefito-8) estiveram reunidos na tarde de 19 de junho último visando aproximar as instituições e debater questões relativas à interface das profissões no melhor do exercício das atividades em benefício dos pacientes. O encontro ocorreu na sede do Conselho de Medicina, em Curitiba. Foi o sétimo da Comissão de Comunicação Institucional do CRM-PR e também marcou a apresentação do atual quadro diretor do Crefito-8, que iniciou a gestão em março deste ano.

clique para ampliarclique para ampliarPatrícia Branco fez a apresentação do novo quadro diretor do Crefito-8. (Foto: CRM-PR)

As normativas que restringem a médicos a permissão para solicitação de exames complementares a pacientes foram um dos temas colocados em análise. Como alegado pelos representantes do Crefito-8, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais muitas vezes, quando recebem as requisições médicas de sessões de terapias reabilitadoras, elas não estão acompanhadas de dados clínicos e, tampouco, de exames complementares já efetuados, principalmente radiografias. De acordo com o Conselho de Fisioterapia, ainda, são comuns nas requisições médicas a indicação de quantas sessões serão necessárias para a recuperação da patologia apresentada pelo paciente.

Como consensado no encontro, as informações médicas constantes nas requisições são importantes para os profissionais de fisioterapia e de terapia ocupacional, desde que muitas vezes são indispensáveis à melhor escolha da técnica mais efetiva de suas ações terapêuticas, considerando minúcias anatômicas particulares de cada patologia.

Especificamente à requisição de exames de imagens, cabe aos profissionais das terapias complementares entrarem em contato com o médico requisitor de seus serviços, para que o mesmo envie radiografias já realizadas ou efetue a solicitação do exame necessário ao melhor desempenho da fisioterapia e da terapia ocupacional.

clique para ampliarclique para ampliarDirigentes do CRM-PR e Crefito-8, em reunião no dia 19. (Foto: CRM-PR.)

Como reconhece o Conselho de Medicina, o número de sessões terapêuticas é determinado pelo profissional atuante (fisioterapeuta ou T.O.), desde que serão suspensas imediatamente após constatada a solução do problema que suscitou o encaminhamento. Não há que se estabelecer previsão exata do número de sessões para recuperação, eis que o efeito resolutivo podem surtir efeito com número menor ou maior de sessões determinadas pelo médico prescritor.

O presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, faz a recomendação de que os profissionais mantenham um relacionamento de diálogo respeitoso e de trocas de informações que facilitem os trabalhos multiprofissionais com o único intuito de melhor atenderem às necessidades dos pacientes. Como expresso no Código de Ética Médica, item XVII dos Princípios Fundamentais, as "relações do médico com os demais profissionais devem basear-se no respeito mútuo, na liberdade e na independência de cada um, buscando sempre o interesse e o bem-estar do paciente."

Pelo CRM-PR, além do presidente e do secretário-geral, participaram da reunião a 1ª secretária Nazah Cherif Mohamad Youssef, o 1º tesoureiro Carlos Roberto Goytacaz Rocha, o corregedor-geral Maurício Marcondes Ribas e o gestor do Defep (Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional), Carlos Roberto Naufel Junior.

O Crefito-8 esteve representado pela presidente Patrícia Rossafa Branco, pela vice-presidente Marcia Maria Kulczycki e pela diretora-tesoureira Rubia Márcia Benatti. Também esteve presente a assessora jurídica Lúcia Alves Luz Bolognese. De acordo com registros do Conselho, no Paraná existem 13.520 fisioterapeutas registrados (3.954 em Curitiba) e mais 837 terapeutas ocupacionais.

Ainda estão habilitadas 6.278 clínicas de fisioterapia e 632 de terapia ocupacional. No encontro, as representantes do Crefito-8 discorreram sobre fiscalização do exercício profissional, questões éticas, normas reguladoras da profissão e propostas e planejamento de atividades da atual gestão.

Após o encontro inaugural, os representantes dos Conselhos vão avaliar possibilidade de eventual ação conjunta dentro do projeto de Educação Continuada do CRM-PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios