23/02/2024

CRM-PR e SESA analisam números e medidas de combate à dengue em evento da EMC

Painel promovido nesta quarta-feira (21) contou com a presença do secretário estadual da saúde em exercício, César Neves, e abordou diversos assuntos, como a presença do sorotipo 3 no Estado; vacinas chegaram nesta quinta-feira (22) ao Paraná

O Projeto de Educação Médica Continuada do CRM-PR, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (SESA) realizou, na noite desta quarta-feira (21), o painel "Dengue: da prevenção ao tratamento", que analisou os últimos números e as perspectivas para controle da epidemia. Transmitido ao vivo pelo canal do CRM-PR no YouTube e Instagram, o evento contou com a presença do Secretário Estadual da Saúde em exercício e diretor-geral da SESA, César Neves; da coordenadora da Vigilância Ambiental, Ivana Lucia Belmonte; dos médicos da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores, Enéas Cordeiro de Souza Filho e Raquel Monteiro de Moraes; e da presidente da Sociedade Paranaense de Infectologia, Mônica Maria Gomes da Silva.

Recepcionando os convidados do órgão estadual, participaram pelo CRM-PR o presidente Romualdo José Ribeiro Gama; o vice-presidente, Eduardo Baptistella; o 1º secretário, Fernando Fabiano Castellano Junior; a 2ª secretária, Cynthia Carvalho Ferreira Bentes; o 2º corregedor, André Bernardes; o 1º gestor do DEIQP, Christian Gonçalves Cordeiro; e a conselheira Edeli dos Santos Pepe. O conselheiro Fernando Castellano, responsável técnico pelo evento, destacou a relevância do debate no âmbito do Conselho: "Esse evento é de suma importância; o CRM-PR não pode se eximir do ponto de vista médico, do ponto de vista social, em relação à dengue, que chegou de forma intensa no nosso estado."

ASSISTA AO VÍDEO DO EVENTO ABAIXO:



Vacinas

O Paraná recebeu, nesta quinta-feira (22), o primeiro lote de vacinas contra a dengue, enviado pelo Ministério da Saúde. A remessa com 35.025 doses do imunizante Qdenga, produzido pela farmacêutica Takeda, teve seu envio antecipado após diálogos das secretaria estaduais com a pasta federal. Ao todo serão encaminhadas 523.005 vacinas para os estados. 

A descentralização das vacinas começam nesta quinta e será concluída na sexta-feira (23) para 21 municípios da 17ª Regional de Saúde de Londrina e nove da 9ª RS de Foz do Iguaçu, de acordo com a orientação da União, por meio da Nota Técnica 14/2024. 

Os contemplados são Londrina, Cambé, Rolândia, Jaguapitã, Ibiporã, Florestópolis, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Primeiro de Maio, Sertanópolis, Tamarana, Porecatu, Assaí, Miraselva, Lupionópolis, Guaraci, Centenário do Sul, Alvorada do Sul, Pitangueiras, Prado Ferreira, Cafeara, Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Itaipulândia, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu e Ramilândia. 

A faixa etária definida como prioritária para a imunização é de crianças de 10 a 14 anos, e o Ministério da Saúde recomenda que a aplicação seja iniciada para as idades de 10 a 11 anos. O protocolo de vacinação requer duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas. As vacinas destinadas para aplicação da segunda dose serão enviadas posteriormente. A vacina possui vírus vivos da dengue que foram enfraquecidos de maneira controlada. Essa abordagem possibilita o desencadeamento de uma resposta imunológica, o que facilita uma reação mais rápida do organismo em situações de exposição real ao vírus.

Informe semanal

Divulgado pela SESA na última terça-feira (20), o informe semanal registrou 8.414 novos casos, 18.960 notificações e confirmou mais um óbito pela doença neste período epidemiológico, que começou a ser monitorado em 30 de julho. O Paraná soma agora 45.930 casos confirmados, 130.107 notificações e 16 mortes. O novo óbito é uma mulher de 64 anos, com comorbidades, residente no município de Londrina, no Norte do Estado, sede da 17ª Regional de Saúde de Londrina.

O 24º Informe Epidemiológico publicado pela Vigilância Ambiental da SESA registrou também 31.421 casos em investigação e 47.323 descartados. Dos 399 municípios, 292 apresentaram casos autóctones, ou seja, quando a doença é contraída localmente, e 389 registraram notificações.

As regionais com mais casos confirmados de dengue até ao momento são as de Apucarana (11.518), Cascavel (4.130), Londrina (4.049), Paranavaí (3.964), Ivaiporã (3.678) e Maringá (3.544).  Já os municípios com o maior número de casos são Apucarana (8.179), Londrina (3.252) e Maringá (2.066).

FONTE: CRM-PR, COM INFORMAÇÕES DA SESA

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios