14/02/2019

CRM-PR e escolas médicas de Maringá avaliam esforços pela melhor formação

Programa de EMC foi apresentado em reunião na Dereg; temas ligados à ética e bioética podem ser trabalhados com estudantes e residentes

A Delegacia Regional do CRM-PR em Maringá realizou em sua sede, na manhã desta quinta-feira (14), encontro integrativo com representantes das escolas médicas e também de programas de residência médica. Além da apresentação do Programa de Educação Médica Continuada do Conselho, que tem amplo calendário anual de atividades presenciais e on-line e todo acervo digital disponibilizado, a reunião serviu para estreitar as relações das organizações nos esforços visando a melhor formação de profissionais, com especial atenção nas áreas da ética e da bioética.

clique para ampliarclique para ampliarDiretora da Dereg de Maringá coordenou reunião com representantes de centros formadores. (Foto: CRM-PR)

O encontro teve a coordenação da diretora da Dereg de Maringá, Dra. Fabíola Menegoti Tasca, contando com a participação do conselheiro do CRM-PR Marcio de Carvalho, que anteriormente, enquanto diretor, tinha inaugurado a aproximação com os coordenadores dos cursos médicos locais. Estiveram presentes os Professores Ana Maria Silveira Machado de Moraes, representando a UniCesumar; João Batista Ruggeri, da Universidade Uningá e do Hospital Memoriam Uningá; e as Elisabete Mitiko Kobayashi e Jovita Maria Matarezi Souza, representando a Universidade Estadual de Maringá e Hospital Universitário, além do Dr. Antonio Nogueira Neto, coordenador do programa de residência médica do Hospital Metropolitano de Sarandi, que hoje oferta 43 vagas para formação de especialidades.

clique para ampliarclique para ampliarParticipantes da reunião da Dereg de Maringá. (Foto: CRM-PR)

Os representantes dos órgãos formadores manifestaram a disposição de divulgar entre os alunos todos os cursos realizados pelo programa de EMC do Conselho e outras atividades de interesse do meio acadêmico, bem como devem levantar temas de maior interesse. A diretora destacou que na próxima semana, no dia 22, a partir das 19h30, será apresentada na Dereg a palestra-debate sobre o tema “Plantão Médico x Prontuário Médico. Direitos e Deveres”. Serão apresentadores o conselheiro Márcio de Carvalho e a advogada Ana Claudia Pirajá Bandeira, diretora da OAB Maringá. O evento é gratuito e aberto a médicos, advogados e estudantes de Medicina e Direito.

De acordo com a proposta da Dereg, o objetivo é estabelecer um calendário que contemple a realização de cursos, julgamentos éticos simulados e palestras que tratem de questões práticas, como o correto preenchimento de documentos médicos, uso da mídia e das redes sociais, gestões de sistemas de saúde e até a relação com a indústria farmacêutica e de OTME.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios