19/11/2025

CRM-PR emite indicativo de interdição ética ao Hospital Municipal de Araucária

Fiscalizações apontaram falhas estruturais, administrativas e operacionais que comprometem a segurança dos pacientes e o pleno exercício da Medicina. Prazo para regularização é de 90 dias

clique para ampliarclique para ampliarEquipe do CRM-PR esteve no Hospital Municipal de Araucária, no dia 12 de novembro. (Foto: CRM-PR)
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) emitiu indicativo de interdição ética ao Hospital Municipal de Araucária, localizado no município. A decisão foi tomada após a avaliação de fiscalizações feitas pela autarquia, que constataram irregularidades que inviabilizam o exercício da Medicina, em especial as condições estruturais inadequadas e o número insuficiente de profissionais para a demanda dos serviços ofertados. O prazo para regularização é de 90 dias, contados a partir do dia 12 de novembro.

“A principal questão que verificamos foi a combinação de problemas estruturais e do número insuficiente de profissionais, o que coloca em risco a segurança do ato médico e a saúde dos pacientes”, salientou o gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (DEFEP), Dr. Carlos Felipe Tapia Carreño.

Caso a estrutura e as condições para o exercício da Medicina não estejam adequadas, a interdição será consolidada, ficando o hospital impedido de oferecer serviços médicos pela necessidade de salvaguardar a dignidade do exercício profissional do médico e de se assegurar que a sua atuação ocorra dentro dos parâmetros éticos.

A interdição ética tem amparo na Resolução do CFM nº 2.062/2013, que dispõe sobre a interdição ética, total ou parcial do exercício ético-profissional do trabalho dos médicos em estabelecimentos de assistência médica ou hospitalização de qualquer natureza, quer pessoas jurídicas ou consultórios privados, quando não apresentarem as condições exigidas como mínimas.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios