02/02/2007

CRM-PR emite nota oficial sobre novas faculdades de Medicina

O Conselho Regional de Medicina do Paraná vem de público se manifestar, como tem sido feito ao longo dos anos, contra a criação desordenada de faculdades de Medicina, especialmente em razão de que a maioria delas não cumpre os requisitos para que possam formar médicos aptos a exercerem a profissão.

Esta posição do CRM-PR tem como finalidade precípua proteger a sociedade de médicos malformados e que trazem riscos constante àqueles que buscam atenção à saúde, pois lhes faltam conhecimento e treinamento necessários para a prática da Medicina com segurança e zelo ético.

Aduz ainda este Conselho que no Brasil, sobretudo no Paraná, não existe número insuficiente de médicos. Existe, sim, carência de profissionais que se disponham a trabalhar sob as condições e os equívocos de gestão impostos pelo Poder Público.

Além da remuneração aviltante, médicos são recrutados a prestar serviços sem vínculo empregatício ou sem a realização de concursos, com o que deixa de ser testada a capacidade profissional de cada um. Assim, sob o manto dessa inércia, propaga-se a captação de recém-formados que raramente possuem as habilitações técnicas - e também éticas - para as quais serão exigidos para se prestar atendimento digno à população. Alçados à condição de "salvadores" de todos os problemas de saúde de municipalidades ou serviços, tais profissionais acabam se defrontando com a dura realidade de que estarão vulneráveis e com pouca ou nenhuma orientação mais experiente para cumprir sua função.

Em que pesem os esforços em defesa do ensino de qualidade, de atualização e de educação continuada, ainda pouco se tem conseguido para estancar a proliferação de escolas descompromissadas com a melhor formação e de médicos despreparados, o que inclui graduados no Exterior em condições incompatíveis à realidade sanitária brasileira, negando-se a passar por avaliação, conforme prevê a legislação do MEC.


Curitiba, 31 de janeiro de 2007.


Cons. Hélcio Bertolozzi Soares, ex-presidente do CRM-PR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios