29/11/2018

CRM-PR faz o registro profissional de mais de 370 novos médicos em 10 dias

Inscrição dos formandos de escolas médicas paranaenses e de outros estados exigiu constituir força-tarefa na Sede e nas Delegacias Regionais e, assim, permitir inscrição no Mais Médicos e em concursos diversos

clique para ampliarclique para ampliarFormandos da UEM, onde a diretora regional de Maringá, Dra. Fabíola Menegoti Tasca (de verde) leciona, saíram da colação de grau e foram direto para a Dereg fazer o registro profissional (Foto: CRM-PR)

Desde o dia 20 de novembro, o Conselho Regional de Medicina do Paraná fez o registro profissional de mais de 370 novos médicos, como resultado dos esforços somados dos colaboradores da Sede e Delegacias Regionais. A força-tarefa montada pelo CRM-PR teve como objetivo atender com celeridade os formandos de seis escolas médicas paranaenses que adiantaram a data da colação de grau, de forma que os estudantes de Medicina pudessem fazer o registro a tempo de se inscrever no edital do Programa Mais Médicos. Também foram atendidos graduandos de cursos de outros estados e que pretendem atuar no Paraná, como Unioeste (SP) e Univille (SC).

Depois da UniCesumar, Universidade Positivo (UP), Unioeste Campus Francisco Beltrão, Unioeste Campus Cascavel e ainda Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG-Cascavel), nesta última quinta-feira (29) foi a vez dos formandos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) colarem grau. Logo após a cerimônia, vários dos 48 novos médicos já compareceram à Delegacia Regional do CRM em Maringá para realizar seu registro profissional.

A Delegacia de Cascavel também está em plena atividade. Só neste mês, a colaboradora Maria Célia Pereira Batista contabilizou a inscrição de pelo menos 70 médicos, em sua maioria formados pela Unioeste e pela FAG. De acordo com ela, foram 560 digitalizações de documentos, 840 digitais coletadas e 350 assinaturas recolhidas. Esse trabalho todo culminará na Reunião de Ética na qual os recém-formados receberão suas carteiras profissionais, com data marcada já para o dia 7 de dezembro.

clique para ampliarclique para ampliarRegistro de novos médicos na Dereg de Maringá. (Foto: CRM-PR)

Mais Médicos

As inscrições para suprir as vagas antes ocupadas pelos profissionais cubanos foram abertas no dia 21 de novembro. Diante da dificuldade relatada pelos médicos aos Conselhos Regionais de todo o país de finalizarem o processo, o Conselho Federal de Medicina encaminhou, ainda na quarta-feira, ofício ao ministro de Estado da Saúde, Gilberto Occhi, solicitando a revisão dos prazos do Edital nº 18 do Programa Mais Médicos. A prorrogação foi então anunciada pelo MS no fim da tarde do dia 22 de novembro e irá até o dia 7 de dezembro. Ao todo são 8.517 vagas que poderão ser ocupadas, inicialmente, por médicos com registro no CRM, seja formados no Brasil ou que tenham feito a revalidação do diploma.

No Paraná, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o Programa Mais Médicos tem 924 vagas, sendo que 448 eram ocupadas pelos intercambistas cubanos via OPAS. Registros do CRM-PR indicam que, hoje, são 69 médicos procedentes da ilha caribenha regularmente inscritos. Desse total, 47 inscreveram-se a partir de julho de 2013, após o PMM, tendo feito o Revalida e passado a atuar em outras áreas, como Rosana Álvarez Callejas (CRM-PR 36.965), que fez sua inscrição no final de 2016 e hoje atua em Foz do Iguaçu, e Adrian Estrada Barber (CRM 36.435), que mantém consultório em Arapoti.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios