25/02/2022

CRM-PR faz reunião ética com 43 médicos de Londrina e região

Participar da solenidade é pré-requisito para os recém-formados inscritos no Conselho receberem a carteira profissional. Momento é de orientação e conhecimento da instituição

clique para ampliarclique para ampliarReunião ética teve a participação de 43 médicos recém-formados. (Foto: CRM-PR)
O Conselho Regional de Medicina do Paraná realizou na tarde desta quinta-feira, 24 de fevereiro, a tradicional reunião ética de recepção aos novos médicos inscritos. Feito na modalidade online desde o início da pandemia, o encontro com os recém-formados é um momento de acolhimento, apresentação das atividades desenvolvidas pelo CRM-PR e também de orientações éticas.

As boas-vindas ficaram a cargo do presidente do Conselho do Paraná, Dr. Roberto Yosida, que iniciou apresentando um vídeo sobre violência no exercício da profissão. “É um assunto sobre o qual não gostamos de falar, mas é a realidade e usamos como orientação aos colegas que se virem como vitimas de violência. Desde 2018 temos essa preocupação e precisamos prevenir”, ressaltou.

Na sequência passou a palavra ao Tesoureiro, Dr. Fábio Luiz Ouriques, que se apresentou, parabenizou os novos médicos e seus familiares e explicou brevemente sobre o funcionamento do Conselho. 

clique para ampliarclique para ampliarConselheiros dão orientações e falam sobre atividades do CRM-PR. (Foto: CRM-PR)
Conselheiro na cidade de Londrina, o Dr. Jan Walter Stegmann falou sobre o momento de transição do status de estudantes para médicos. “É uma grande mudança na vida de vocês, que passam a exercer a Medicina com todas as responsabilidades inerentes, pois médico é médico 24 horas por dia, não importa onde esteja. É uma profissão que exige contínuo aperfeiçoamento, pois muda demais. Então trabalhem com alegria, com honestidade, que o final é gratificante.”

Encerrando a solenidade o Dr. Roberto falou da importância do registro no CRM, pois confirma a habilitação do médico ao exercício da profissão e combate o exercício ilegal. Comentou sobre as ações de fiscalização, o certificado digital, oferecido gratuitamente, e o projeto de Educação Médica Continuada, que contribui para a constante atualização profissional. Por fim, lembrou que “não podemos cuidar de todo mundo e deixar de cuidar de nós mesmos, é como a máscara de oxigênio no avião”, destacando a importância de cada um ficar atento também à sua própria saúde.

Participaram da reunião, além de conselheiros e colaboradores do CRM-PR, 43 médicos recém-formados, em sua maioria pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Londrina e pela Universidade Estadual de Londrina.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios