08/07/2011

CRM-PR inaugura Delegacia Regional de Francisco Beltrão

Nova DEREG abrange 27 municípios, onde atuam aproximadamente 260 médicos



Uma antiga aspiração da classe médica do Sudoeste do Paraná se tornou realidade no dia 1.º de julho. O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) inaugurou a Delegacia Regional (DEREG) de
href="https://www.crmpr.org.br/crm2/delegacias/delegacias.php?del=francisco" target="_blank">Francisco Beltrão, que abrange uma área de 27 municípios, onde atuam aproximadamente 260 médicos, a metade deles radicada na cidade-sede.


"A delegacia de Francisco Beltrão é uma reivindicação antiga dos médicos da região, desde 2009", afirma o médico eleito como Diretor Regional da DEREG, José Bortolas Neto. "Antes, pertencíamos à DEREG de Pato Branco, que fica a 50 km daqui. Além de facilitar o acesso dos médicos ao Conselho, agora temos mais autonomia."


De acordo com o diretor regional, a delegacia se tornou necessária com a chegada de numerosos profissionais à região nos últimos tempos. "Municípios passaram a contratar mais médicos nos programas de saúde da família, também houve a inauguração do Hospital Regional do Sudoeste, em Beltrão - tudo isso ampliou os postos de trabalho médico aqui na região", conta.


Com a inauguração da DEREG de Francisco Beltrão, a delegacia de Pato Branco deixa de acumular a sua jurisdição (7.ª Regional de Saúde do Paraná) com a de Beltrão (8.ª Regional). José Bortolas Neto afirma que os médicos estão satisfeitos com a inauguração da delegacia. Agora, a ideia do diretor é divulgar melhor quais são os serviços disponíveis e qual é o papel do CRM-PR para os médicos locais. "A partir de hoje (4 de julho), a DEREG já tem condições de atender a todos os médicos que nos procurarem", garante. "Estamos prontos para atender às demandas deles e às da população."



Nova delegacia


A criação da Delegacia de Beltrão foi decidida ainda no final de 2009, mas foi preciso superar dificuldades técnicas e administrativas para viabilizar a instalação e funcionamento da sede. O imóvel escolhido para abrigar a DEREG foi reformado e adequado. A funcionária-atendente foi contratada mediante concurso público e passou por treinamento em Curitiba.


Também os médicos indicados para exercer a função de delegados foram definidos mediante critérios rígidos de seleção, que são determinados aos Conselhos. Empossados, eles elegeram o diretor da Delegacia para um mandato inicial de 20 meses. Além de José Bortolas Neto, foram eleitos o vice-diretor regional, Eduardo Katsusi Toshimitsu, e o secretário da DEREG, Márcio Ramos Schenato.


Com a Regional de Francisco Beltrão, o CRM-PR passa a contar com 16 delegacias. O Paraná conta com 18.856 médicos em atividade, além de 4,5 mil empresas cadastradas, incluindo hospitais, todos sob fiscalização do Conselho, a quem cabe "zelar e trabalhar por todos os meios ao seu alcance pelo perfeito desempenho ético da Medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exerçam legalmente".


Na avaliação do presidente do CRM-PR, conselheiro Carlos Roberto Goytacaz Rocha, a inauguração da nova DEREG consolida a presença do Conselho na Região. "Essa proximidade facilita a vida dos médicos que trabalham nos pequenos municípios", afirma.

Para o vice-presidente do CRM-PR, conselheiro Alexandre Gustavo Bley, a Delegacia Regional representa muito mais que a comodidade dos médicos da região para o cumprimento de formalidades cartoriais, como atualização cadastral e registro de documentos e de especialidades. "A presença do CRM permitirá acompanhamento mais ostensivo do exercício da atividade do médico e das condições de trabalho que lhe são oferecidas, sempre tendo como objetivo maior a atenção à saúde do ser humano e da coletividade", diz.


O atual presidente do Conselho de Medicina, Carlso Roberto Goytacaz Rocha, acredita que a proximidade permite orientar os médicos locais sobre os preceitos éticos, conscientizá-los quanto aos direitos e obrigações e agilizar a análise de possíveis transgressões éticas que possam envolver profissionais e estabelecimentos dirigidos por eles.



Jurisdição


Além de Francisco Beltrão, cidade-sede, a Delegacia Regional abrange os municípios de Ampère, Barracão, Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pérola D Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge d Oeste e Verê. Já os municípios de Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Honório Serpa, Itapejara D Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Palmas, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina e Vitorino permanecem sob a jurisdição da DEREG de Pato Branco.



Delegados


Os delegados de Francisco Beltrão foram nomeados no dia 16 de maio e seu mandato coincidirá com o mandato dos conselheiros do CRM-PR, que termina em 2013. Confira abaixo a relação dos delegados:


Aryzone Mendes de Araújo Filho


Cícero José Bezerra Lima


Dib Mohamad Nabhan Júnior


Eduardo Katsusi Toshimitsu
(vice-diretor regional)


Irno Francisco Azzolini


José Bortolas Neto
(diretor regional)


Márcio Ramos Schenato (secretário regional)


Rubens Fernando Schirr


Silvana Amaral Kolinski Vielmo


Vicente de Albuquerque Maranhão Leal

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios