01/04/2020

CRM-PR intensifica fiscalização em UPAs de Curitiba e encontra situação adequada no atendimento

Vistorias foram realizadas no HC/UFPR e em nove unidades de saúde da Capital, algumas em parceria com o Coren/PR; próximas ações vão alcançar serviços metropolitanos e do interior visando assegurar condições de segurança aos profissionais e aos próprios usuários

clique para ampliarclique para ampliarFiscalizações foram realizadas em nove UPAs de Curitiba ao longo da última semana (Foto: CRM-PR)
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) intensificou a rotina de fiscalizações em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital paranaense diante da pandemia do novo coronavírus. Desde o início da semana passada, os médicos fiscais do CRM-PR já realizaram a vistoria de nove UPAs da capital paranaense: Boqueirão, Sítio Cercado, Campo Comprido, Cidade Industrial, Fazendinha, Pinheirinho, Tatuquara, Boa Vista e Cajuru. Também passou por vistoria o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC/UFPR).

Segundo o conselheiro gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional do CRM-PR, Dr. Carlos Roberto Naufel Júnior, a situação encontrada em todas as unidades vistoriadas até o momento foi adequada em relação ao fluxo de atendimento dos pacientes, com disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Também foi verificada a adequada presença de álcool em gel 70% nas áreas necessárias.

clique para ampliarclique para ampliarVistorias encontraram fluxo de atendimento adequado e disponibilidade de EPIs (Foto: CRM-PR)
“Verificamos que o fluxo nas unidades vistoriadas está adequado e que existe o EPI necessário para o atendimento, porém é importante que haja um uso racional desses materiais para que não faltem em um momento futuro”, ressaltou o conselheiro. Como lembrou, algumas das vistorias foram realizadas em parceria com o Coren/PR.

Os relatórios de fiscalização foram apresentados na reunião de diretoria realizada pelo CRM-PR na última segunda-feira (30). Nesta semana, os médicos fiscais do Conselho estão percorrendo também as UPAs e hospitais públicos da Região Metropolitana de Curitiba. Serão fiscalizados o Hospital Municipal e a UPA Afonso Pena, em São José dos Pinhais; o Hospital Municipal e a UPA de Pinhais; a UPA de Piraquara; a UPA Alto Maracanã, em Colombo; o Centro Médico Hospitalar de Campo Largo; a UPA de Araucária; a UPA de Fazenda Rio Grande; e a UPA da Lapa.

Plataforma para denúncias

Desde o início desta semana, o Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou campanha de apoio e proteção aos profissionais da Saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia da COVID-19. Por meio de uma plataforma online (acesse aqui), médicos que atuam nas unidades de Saúde de todo o País podem informar a falta de EPIs e falhas na estrutura de atendimento.

Os formulários recebidos serão automaticamente direcionados aos Departamentos de Fiscalização dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) das unidades indicadas pelos denunciantes. Com base nessas informações, os CRMs tentarão solucionar os problemas apontados junto aos gestores locais e poderão realizar fiscalizações.

Leia mais sobre a nova plataforma do CFM aqui.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios