20/03/2024

CRM-PR lamenta falecimento do oncologista Benedito Valdecir de Oliveira

Um dos fundadores do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP), tinha 82 anos de idade e 55 de exercício da Medicina. Velório iniciará às 8h desta quinta-feira (21) na Capela 4 do Cemitério Parque Iguaçu

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) registra com pesar o falecimento, nesta quarta-feira (20), do oncologista e cirurgião de cabeça e pescoço Benedito Valdecir de Oliveira (CRM-PR 3.026). Natural de Bernardino de Campos (SP), o Dr. Benedito tinha 82 anos e era formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1968. O velório iniciará às 8h desta quinta-feira (21) na Capela 4 do Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba, e a despedida está prevista para 14h. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarEm 2018, o Dr. Benedito recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional, entregue pelo filho, o oncologista Fabrício Augusto Martinelli Oliveira (Foto: CRM-PR)
Um dos fundadores do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP), o Dr. Benedito também foi um dos médicos pioneiros do Hospital Erasto Gaertner, onde realizou, em abril de 1973, juntamente com os Drs. Massakazu Kato, Sérgio Hatschbach e Eduardo Alves de Toledo, a primeira cirurgia em uma paciente com câncer de colo de útero. Em 2018, o Dr. Benedito recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional do CRM-PR, pela passagem dos 50 anos de exercício da Medicina com histórico ético exemplar. Na ocasião, recebeu a homenagem das mãos do filho médico, o oncologista Fabrício Augusto Martinelli de Oliveira (CRM-PR 17.542).

O Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) publicou em suas redes sociais nota lamentando a perda do profissional: "É com profundo pesar que o IOP - Instituto de Oncologia do Paraná - lamenta o falecimento do Dr. Benedito Valdecir de Oliveira, um dos nossos fundadores e uma figura proeminente na medicina oncológica do estado. Sua dedicação incansável e sua contribuição inestimável deixaram uma marca indelével na comunidade médica e na vida daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado. Expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas neste momento de tristeza e perda. Dr. Benedito será lembrado não apenas por suas realizações profissionais, mas também por sua gentileza, empatia e compromisso com o bem-estar dos pacientes. Que sua memória seja uma fonte de conforto e inspiração para todos nós.”.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios