09/06/2025

CRM-PR na Faculdade: Conselheiros acompanham avaliação de projeto de extensão na UP

Conselheiros do CRM-PR participaram da avaliação de projetos de extensão desenvolvidos por alunos de Medicina que abordaram temas como Ética Médica, Ato Médico e Legislação Médica

clique para ampliarclique para ampliarConselheiros do CRM-PR participaram da avaliação de projetos de extensão desenvolvidos por alunos do 5º período do curso de Medicina da Universidade Positivo. (Foto: CRM-PR)
Na última quinta-feira (5), o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), representado pelo 1º secretário, Fernando Fabiano Castellano Júnior, e pelo corregedor-geral, Ermelino Franco Becker, acompanhou a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos do 5º período do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP) referentes a projetos de extensão desenvolvidos em parceria entre as duas instituições.

Três grupos de alunos optaram em desenvolver trabalhos vinculados ao CRM-PR abordando questões como o próprio funcionamento da  autarquia, Ética Médica, Ato Médico e condições de trabalho. Em março, eles assistiram a palestras sobre o assunto na sede do Conselho e, inclusive, tiveram a oportunidade de realizar um julgamento simulado com o propósito de entrar em contato com a legislação médica.

Os conselheiros integraram uma banca de avaliação dos projetos de extensão do semestre, que tiveram orientação da professora de Infectologia Paula Toledo.

“As palestras que assistimos no CRM-PR foram muito importantes, agregaram muito ao aprendizado e ampliaram o nosso olhar. Acho fundamental entender como o Conselho funciona e atua”, disse a aluna Paola Cristina dos Santos.

“As pesquisas apresentadas foram excelentes, essa aproximação com as escolas médicas é muito importante, queremos contribuir com a formação e qualificação dos futuros médicos”, declarou o corregedor-geral.

O Ato Médico foi o tema pesquisado pela equipe do aluno Pedro Henrique da Cunha. “Foi uma experiência muito positiva tanto para minha vida pessoal quanto profissional, fomos bem acolhidos pelo CRM-PR e aprendi muitas coisas. Estou muito mais consciente das responsabilidades do médico”, declarou.

Para a professora de disciplinas de extensão, Paula Toledo, foi especial receber os conselheiros como parte da banca de avaliação dos projetos deste semestre. “Obtivemos resultados positivos e inovadores, a continuidade desta parceria traz benefícios para toda a sociedade, pois prepara com mais qualidade os futuros profissionais”, disse.

Na opinião do 1º secretário essa interação do CRM-PR com as universidades reforça o compromisso com a qualificação profissional e aproxima academia e prática médica. “O Conselho está muito ativo e vem fazendo a diferença com este tipo de ação. A percepção e análise dos alunos foram muito interessantes, é uma honra poder contribuir com a formação e qualificação dos futuros médicos”, ressaltou.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios