30/03/2026

CRM-PR participa de evento da Funeas sobre saúde da mulher

Com participação do presidente do CRM-PR, Dr. Romualdo José Ribeiro Gama, o evento reuniu especialistas e instituições para discutir avanços, desafios e a qualificação da assistência à saúde da mulher

clique para ampliarclique para ampliarA mesa de abertura contou com a presença de autoridades da saúde Estadual e de entidades representativas da classe médica. (Foto: CRM-PR) 
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), representado por seu presidente, Dr. Romualdo José Ribeiro Gama, participou do evento promovido pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas), realizado no dia 26 de março de 2026, no Auditório Pinhais – Expotrade, com o tema “Mulheres que cuidam da Saúde: Proteger e Garantir Direitos – A Saúde da Mulher como Prioridade Permanente”, integrado à programação do “Saúde em Movimento”, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

“É fundamental que a mulher coloque sua saúde como prioridade, com mais atenção ao autocuidado e à prevenção. Momentos como este são importantes para ampliar o conhecimento e fortalecer ações que contribuam para uma assistência mais efetiva à saúde feminina”, destacou o presidente do CRM-PR, Dr. Romualdo José Ribeiro Gama.

A iniciativa foi organizada pela Diretoria Técnica, Ouvidoria e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da instituição e foi voltada às colaboradoras da sede da Fundação, reforçando o compromisso com a valorização das mulheres na saúde pública.

De acordo com a ouvidora-geral da Funeas, Nardi Casanova, a proposta é destacar o papel essencial das mulheres no cuidado, na gestão e na promoção da vida, além de fortalecer a saúde da mulher como uma prioridade permanente nas políticas públicas. “Buscamos ampliar o acesso a informações qualificadas, incentivar práticas de autocuidado e promover ações contínuas voltadas à promoção, prevenção e garantia da saúde integral da mulher”, afirmou.

Durante a programação, foram debatidos temas estratégicos relacionados à saúde materno-infantil, à redução da mortalidade materna e ao impacto da pesquisa científica na qualificação do cuidado. A iniciativa também buscou fortalecer o diálogo entre profissionais e gestores, incentivar campanhas educativas e ampliar a participação feminina em espaços de decisão e formulação de políticas públicas.

clique para ampliarclique para ampliarMomento da entrega do Diploma do Jubileu de Prata à Dra. Acácia Maria Lourenço Francisco Nasr. (Foto: CRM-PR)
Na ocasião, o presidente do CRM-PR, Dr. Romualdo José Ribeiro Gama, também realizou a entrega do Diploma do Jubileu de Prata à mediadora das palestras e diretora técnica da Funeas, Dra. Acácia Maria Lourenço Francisco Nasr, em reconhecimento aos seus 25 anos de formação médica.

A programação foi transmitida ao vivo pelo canal da Escola de Saúde Pública do Paraná no YouTube e acompanhada pelas equipes das unidades da Funeas, podendo ser acessada aqui.

A mesa de abertura contou com a presença de autoridades da saúde estadual e de entidades representativas da classe médica, incluindo o diretor-presidente da Funeas, Dr. Geraldo Gentil Biesek; a diretora de Atenção e Vigilância à Saúde da Sesa - PR, Dra. Maria Goretti David Lopes; o diretor-geral da Sesa, Dr. César Neves, representando o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto; além do presidente da Associação Médica do Paraná, Dr. José Fernando Macedo. 

FONTE: SECRETARIA DE SAÚDE DO PARANÁ, COM INFORMAÇÕES DO CRM-PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios