18/12/2018

CRM-PR participa do lançamento das Diretrizes Estaduais de Segurança do Paciente

Documento busca redução ao mínimo possível do risco de dano desnecessário associado ao cuidado em saúde

clique para ampliarclique para ampliarDocumento foi assinado em solenidade pelo secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi (Foto: Secretaria Estadual da Saúde)
O presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Dr. Roberto Issamu Yosida, participou no dia 18 de dezembro do lançamento de documento elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde especificando as diretrizes de segurança do paciente a serem adotadas em todo o Paraná. A ideia é definir, implementar e avaliar medidas estratégicas voltadas à qualificação do cuidado em saúde no Estado. 

O documento foi assinado pelo secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi, durante solenidade no auditório do órgão. “No Paraná, o compromisso com o atendimento qualificado a quem procura os serviços de saúde é uma constante. Tanto que estamos lançando hoje as nossas diretrizes, que vão nortear as ações na área de segurança do paciente em todo o Estado entre os anos de 2019 e 2023”, afirmou.

As diretrizes são resultado direto do trabalho desenvolvido pelo Comitê Estadual de Segurança do Paciente, que desde 2016 reúne, além da Secretaria de Estado da Saúde, representantes de diversos órgãos e entidades relacionados ao setor de saúde, entre eles, o CRM-PR. “Todo trabalho que tenha como objetivo concretizar um dos princípios fundamentais da medicina, que é a saúde do ser humano, agindo com o máximo de zelo e o melhor da conduta profissional, é bem-vindo”, enfatizou Dr. Roberto Yosida. 

A superintendente de Vigilância em Saúde, Dra. Júlia Cordellini, destacou que a participação de todas as entidades foi fundamental para a elaboração do planejamento estratégico que serviu de base para delinear as diretrizes estaduais.

Segurança do paciente

A superintendente explica que a segurança do paciente pode ser entendida como a busca pela redução ao mínimo do risco de dano desnecessário associado ao cuidado em saúde. 

No Brasil, o Ministério da Saúde define seis protocolos básicos de segurança do paciente, que têm como objetivo evitar as ocorrências adversas durante os atendimentos. Cada um deles versa sobre tema diferente: identificação do paciente, prevenção de quedas, segurança no uso de medicamentos, prática da higiene de lavar as mãos, cirurgia segura e prevenção de úlceras e lesões na pele devido à longa permanência hospitalar. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos milhares de pessoas sofrem danos desnecessários causados por serviços de saúde inseguros. Para combater esse problema, a OMS e outras agências de saúde têm estimulado gestores e governos a adotarem medidas para a segurança do paciente. Atualmente, estima-se que os danos a pacientes sejam a 14ª maior causa de morbidade e mortalidade em todo o mundo. 

Com informações da Secretaria Estadual da Saúde do Paraná.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios