26/12/2023

CRM-PR presta homenagem ao Prof. Antonio Osny Preuss na passagem do 96°aniversário e 69 de Medicina

Um dos fundadores da Regional da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Academia Brasileira e do Hospital XV, ele detém o número de CRM mais antigo entre os médicos em vida no Paraná

clique para ampliarclique para ampliarDr. Preuss com as conselheiras Dras. Andressa e Carmela e com familiares, incluindo o cunhado Luiz Carlos Sobania e o sobrinho Roberto Sobania, também médicos. (Foto: Familiares )

O Conselho Regional de Medicina do Paraná prestou homenagem ao médico, professor e também artista plástico Antonio Osny Preuss, na passagem de seu 96°aniversário de nascimento e de 69 anos de graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Hoje o médico em vida com o mais antigo número de CRM no Paraná, o 47, o Dr. Preuss recebeu o Diploma de Honra ao Mérito Médico. As conselheiras Andressa Costa da Cunha e Carmela Regina Cabral Brocher fizeram a entrega da entrega da comenda no último sábado (23), durante a festa comemorativa de aniversário preparada pelos familiares na residência do médico, no Alto da XV.

Acadêmico honorário da Academia Paranaense de Medicina e conselheiro do CRM-PR (gestão 1968-1973), o Dr. Antonio Osny Preuss é autor da obra “História da Clínica Ortopédica e Traumatológica da Universidade Federal do Paraná 1912-2012”, lançada em junho de 2017, em meios às comemorações de seu 90° aniversário e também da academia, que é a nona mais antiga do País. Ele foi um dos fundadores da Clínica de Fraturas e Ortopedia XV, em 1957, ao lado do também professor Heinz Rücker, que cinco anos antes havia iniciado o serviço especializado em ortopedia na Capital, ao lado dos colegas Ervino Kompatscher e Mohti Domit, docentes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná.

O Dr. Antonio Osny Preuss é natural de Teixeira Soares (PR), onde nasceu em 21 de dezembro de 1927. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Como ganhador do Prêmio Nilo Cairo em sua formatura, em 1954, ele teve direito à bolsa de estudos na Argentina e o acesso à carreira universitária no seu retorno, como auxiliar de ensino. À época, o professor catedrático era o Dr. Heinz Rücker e o professor assistente era o Dr. Oswaldo Faria da Costa. Na especialidade, o Dr. Preuss também atuou ao lado do cunhado, o ortopedista e traumatologista Luiz Carlos Sobania, ex-presidente do Conselho de Medicina do Paraná, vice do Conselho Federal de Medicina e ainda professor da UFPR. O Dr. Sobania participou da homenagem, a exemplo do filho médico, Dr. Roberto Sobania, e da cunhada, a neurocirurgiã Haydée Abadalla.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Osny Preuss, recebendo o diploma pelas mãos das conselheiras do CRM-PR. (Foto: Familiares)

O Dr. Antonio Osny Preuss é um dos fundadores da Academia Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, ocupando a cadeira 5, que tem como patrono Antonio Benevides Barbosa Vianna. Ainda foi num dos fundadores da Regional do Paraná da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, que no próximo ano completa 60 anos. Em 2004, na Passagem do Jubileu de Ouro na profissão médica, ele recebeu do Conselho o Diploma de Mérito Ético. Na nova diplomação, a deferência foi aprovada em sessão plenária do CRM-PR e é reconhecimento por seu "histórico de zelo ético e dedicação às causas médicas e da saúde". O diploma leva a assinatura do presidente do Conselho, Romualdo Gama, e do secretário-geral Anderson Ramos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Preuss, ladeado pela cunhada, Dra. Haydée Abdalla, neurocirurgiã, e a esposa Karimi Abdalla Preuss. Em pé, Giancarlo Leonardi (neto), Ana Maria Preuss (filha), conselheiras Andressa e Carlota, Girolfa Preuss Abdalla (irmã), Karimi Preuss (filha), Terezinha Preuss Sobania (irmã), Victoria Karam (neta), Nemo Werc (Foto: Familiares)

O médico é casado com a artista plástica Karimi Abdalla Preuss, paulista radicada no Paraná desde 1941 e que concluiu curso de pintura na Escola de Belas Artes em 1958. O Dr. Preuss foi escultor autodidata de 1952 a 1960. Ganhou bolsa de estudos do governo italiano para fazer especialização no Instituto Risolli, em Bologna. Aproveitou a estada para fazer cursos em história da arte e de escultura, que são seus hobbies.

Em 1988, resolveu iniciar curso de escultura em bronze com Luiz Gagliastri e, no ano seguinte, estudou escultura com Raul Delavy. Participou de vários eventos artísticos, incluindo exposições, salões de artes e concursos. Uma de suas mostras ocorreu no próprio espaço cultural do CRM-PR, em 2005, ao lado da esposa, com quem por anos dividiu ateliê no Alto da XV.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios