19/10/2010

CRM-PR presta homenagem aos expoentes da Medicina no Estado

Solenidade do Dia do Médico em Curitiba precede ato público que vai ocorrer dia 26, em Brasília.



A solenidade comemorativa do Dia do Médico reuniu quase quinhentas pessoas durante a noite de sábado, dia 16, na sede do Conselho Regional de Medicina do Paraná, em Curitiba. Mais de 50 médicos foram homenageados em um evento marcado pela emoção e reverência àqueles que são os expoentes da Medicina no Estado.

Logo em seguida da execução do hino nacional pelos integrantes do Coral Viva a Música do CRM-PR, constituído por funcionários, estagiários e conselheiros, o médico Abdon Pacheco do Nascimento recebeu homenagem do Conselho de Medicina. O histórico de destacada atuação em prol do ensino médico de qualidade, do exercício da profissão ética (o médico tem 77 anos de formado) e a luta pelo fortalecimento das entidades médicas representativas, incluindo o exercício da presidência do CRM-PR no período de dezembro de 1961 a novembro de 1963, foram alguns dos motivos que levaram a entidade de classe a prestar-lhe homenagem. Acompanhado de sua esposa, Iva Mendes do Nascimento e da filha Juril do Nascimento Campelo, ele recebeu o Diploma de Louvor pela passagem do seu centenário de nascimento das mãos do presidente do CRM-PR, Carlos Roberto Goytacaz Rocha, e dos demais conselheiros presentes.

Na sequência, mais de 40 profissionais formados em 1960 foram homenageados pelo Jubileu de Ouro, recebendo do CRM-PR a Estatueta da Medicina e o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo exemplo de dedicação e conduta ética.

As homenagens foram encerradas com a entrega da Medalha de Lucas - Tributo ao Mérito Médico ao Prof. Dr. João Manuel Cardoso Martins. A comenda, inspirada em São Lucas, o Padroeiro dos Médicos, e que reverencia àqueles que se destacam em prol da Medicina e de causas sociais e humanitárias, foi atribuída ao Dr. João Manuel Cardoso Martins pelo seu histórico de dignificação da Medicina e dedicação em sua missão hipocrática. Formado há quase 40 anos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especializou-se em Clinica Médica e Reumatologia. É professor universitário, membro da Academia Paranaense de Medicina, dedicado estudioso e grande colaborador do Conselho de Medicina do Paraná, tendo sido o editor do livro "Jaculatórias - sugestões para o dia a dia do médico" e um dos idealizadores do projeto "Cadernos do Conselho", sendo autor do livreto inaugural que estimula a educação médica e ética. Além disso, é o editor da revista Iátrico, publicação científico-cultural que ganhou renome nacional por seu conteúdo ímpar, que irradia conhecimento e conclama o médico ao exercício do raciocínio e da reflexão. O conteúdo da publicação é hoje importante instrumento do Conselho de Medicina para o cotidiano do médico, seja para o exercício da profissão, para sua vida ou para estreitar a visão entre Medicina e Arte.

A solenidade foi marcada ainda pela premiação dos ganhadores do 21.º concurso de monografia, que este ano teve como tema "O papel da ética no enfrentamento das grandes epidemias e catástrofes". A monografia do médico de Cascavel e especialista em Cancerologia, Emerson Wander Silva Soares, foi selecionada em primeiro lugar, e a da psiquiatra e artista plástica Sônia Wendt Nabarro recebeu o segundo lugar.

Uma homenagem especial marcou com muita emoção o desfecho da solenidade. O grupo Seresta Urbana, formado por professores da Beethoven-Haus Escola de Música e Artes trajados com roupas da década de 20, realizou uma apresentação musical, com canções selecionadas especialmente para despertar alegria e saudosismo nos convidados. Em seguida, todos foram recepcionados em um coquetel de confraternização.



Mobilização Nacional

Neste mês em que é comemorado o Dia do Médico (18 de outubro), foi deflagrada em todo o País uma ampla campanha publicitária de apelo à valorização do profissional de Medicina e por uma melhor assistência em saúde nos sistemas público e suplementar. Com ações nos Estados desenvolvidas pelas instituições representativas dos médicos, o marco principal da campanha será uma manifestação pública em Brasília, no dia 26, quando serão reiteradas as reivindicações prioritárias na atenção à saúde da população. Reuniões com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e com líderes partidários, bem como uma caminhada em direção ao Congresso Nacional, fazem parte da mobilização.


Na pauta defendida pelos médicos, presente em recente "manifesto à nação", uma das prioridades são mais recursos para o SUS, a partir da regulamentação da Emenda Constitucional 29, que define o financiamento do sistema pela União, Estados e municípios. Mais qualidade no atendimento, eficiência na gestão, condições de trabalho, qualidade no ensino médico e respeito às entidades representativas também fazem parte do pleito. "A intenção é ampliar ao máximo a repercussão da pauta médica e estimular a união dos profissionais paranaenses para a luta em prol da saúde e da Medicina", explica o presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Carlos Roberto Goytacaz Rocha, indicando estar ocorrendo a integração e reuniões periódicas das entidades e sociedades de especialidades médicas, que, por enquanto, não deliberaram por suspensão de serviços como em alguns Estados.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios