09/04/2020

CRM-PR presta homenagem aos profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia

Em mês de conscientização da importância da saúde e segurança do trabalho, Conselho reitera que a proteção dos profissionais da Saúde deve ser prioridade

Em  meio ao avanço da pandemia da COVID-19 no Brasil e em diversos países de todo o mundo, o mês de abril é marcado pela campanha Abril Verde, que busca a conscientização da importância da saúde e segurança do trabalho. Com milhares de profissionais na linha de frente de combate ao novo coronavírus, muitos deles médicos, o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) também presta sua homenagem e agradecimento.

clique para ampliarclique para ampliarFachada do CRM-PR presta homenagem aos profissionais que estão atuando contra a pandemia da COVID-19 (Foto: CRM-PR)
Desde o início do mês, a fachada da sede da autarquia está iluminada com a cor da campanha, assim como outros órgãos, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) e o Palácio da Justiça, sede do Poder Judiciário do Paraná, que também contam com iluminação em homenagem a todos os profissionais da Saúde que estão trabalhando arduamente neste momento. 

Também o Jardim Botânico, um dos maiores pontos turísticos da capital paranaense, ficará iluminado ao longo de todo o mês em homenagem aos 8,7 mil profissionais da Saúde que estão na linha de frente de combate à COVID-19 somente na cidade de Curitiba. 

A campanha Abril Verde tem origem no Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado no dia 28. No mesmo mês, no dia 7, é celebrado também o Dia Mundial da Saúde. São datas importantes para que sejam redobrados os esforços em prol da proteção daqueles que estão lutando diariamente pela superação dessa pandemia.

Falta de EPIs e falhas de atendimento

Consciente do atual momento de estresse dos sistemas de saúde de todo o País, o Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou uma plataforma online em que os médicos que atuam em unidades de saúde que oferecem assistência a casos confirmados e suspeitos do novo coronavírus podem informar a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e falhas nas estruturas de atendimento. 

Acesse a plataforma aqui.
 
Após acessar o sistema, o médico deverá preencher dados básicos de identificação (número do CRM, CPF e Estado onde mora). Superada essa etapa, ele terá acesso a um questionário simplificado que lhe permitirá indicar, de modo objetivo, as carências que encontra e que dificultam sua atuação no atendimento de casos suspeitos e confirmados de COVID-19.

Os relatos recebidos serão direcionados pelo CFM aos Departamentos de Fiscalização dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) das unidades indicadas pelos denunciantes. Com base nessas informações, os CRMs tentarão solucionar os problemas junto aos gestores locais e poderão realizar fiscalizações.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios