13/05/2022

CRM-PR realiza reunião ética com novos médicos inscritos pela regional Pato Branco

Encontro virtual nesta sexta-feira (13) contou com a participação de cinco profissionais recém-inscritos, que receberam orientações sobre ética médica, além de informações sobre o funcionamento do Conselho do PR

clique para ampliarclique para ampliarReunião foi realizada de forma remota e contou com participação de cinco médicos recém-inscritos (Foto: Reprodução)
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) recepcionou na tarde desta sexta-feira, 13, cinco médicos recém-inscritos pela Representação Regional da autarquia na cidade de Pato Branco. Os novos médicos participaram de encontro virtual com o vice-presidente do CRM-PR, Dr. Wilmar Mendonça Guimarães; o conselheiro secretário-geral, Dr. Luiz Ernesto Pujol; o conselheiro tesoureiro, Dr. Fábio Luiz Ouriques; o conselheiro gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (DEFEP), Dr. Carlos Roberto Naufel Junior; e a diretora da Representação Regional em Pato Branco, Dra. Elisabeth Ostapiv Correia.

Iniciando a reunião, o vice-presidente Wilmar Guimarães destacou o trabalho do CRM-PR no combate à violência contra os profissionais de saúde, como recentemente ocorrido na região de Pato Branco (leia mais aqui). “Nossa intenção é que todos estejamos preparados para enfrentar essa questão, que ela seja discutida com a comunidade e as autoridades competentes, e que possamos fazer essa prevenção o máximo possível”, ressaltou.

Também dando as boas-vindas aos médicos presentes, o secretário-geral Luiz Pujol destacou a importância do relacionamento médico-paciente, de se ouvir com atenção o paciente e de valorizar as suas queixas. Além disso, o conselheiro observou a necessidade de se anotar devidamente todas as ações no prontuário médico, de forma a se evitar eventuais questionamentos futuros.

Na sequência, o conselheiro tesoureiro Fábio Ouriques explicou a origem dos Conselhos de Medicina e a natureza tributária das anuidades. E o conselheiro gestor do DEFEP, Dr. Carlos Naufel, destacou o papel fiscalizatório realizado pelo CRM-PR, além da atuação educativa por meio das ações do Programa de Educação Médica Continuada da autarquia.

A diretora da Representação Regional, Elisabeth Ostapiv, também deu as boas-vindas aos médicos: “Quero dizer a todos que são bem-vindos à nossa grande comunidade de médicos, sejam formados no Brasil, sejam formados no exterior e aprovados no Revalida, estamos à disposição em nossa Representação.”

Sobre a reunião ética

A solenidade é uma oportunidade para os médicos conhecerem mais sobre a estrutura, funcionamento e atividades desenvolvidas pelo Conselho, além de receberem orientações éticas para guiar sua atuação profissional.

Os novos médicos da reunião desta sexta-feira são egressos da Unioeste – Campus Francisco Beltrão e Universidade Federal da Integração Latino-Americana, e das estrangeiras Universidad Sudamericana (Paraguai), Universidad Cristiana de Bolivia e Instituto Superior de Ciencias Medicas de Camaguey (Cuba) - inscritos por meio do Revalida.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios