03/07/2020

CRM-PR realiza sessão plenária temática para debater impactos da pandemia na Anestesiologia

Reunião nesta quinta-feira, 2, contou com presença de conselheiros e representantes da Sociedade Paranaense (SPA) e Cooperativa Paranaense (COPAN) da especialidade

clique para ampliarclique para ampliarSessão Plenária Temática foi realizada nesta quinta-feira, 2, de forma virtual (Foto: Reprodução)
Os impactos da pandemia da Covid-19 na Anestesiologia foi o assunto da 59ª Sessão Plenária Temática do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), realizada na tarde desta quinta-feira, 2. Convidados a participar da reunião, estiveram presentes a presidente da Sociedade Paranaense de Anestesiologia (SPA), Dra. Maristela Bueno Lopes, e o diretor financeiro da Cooperativa Paranaense dos Anestesiologistas (COPAN), Dr. Ricardo Lopes da Silva.

Os representantes da especialidade relataram as dificuldades econômicas que os profissionais têm enfrentado desde o início da pandemia, com a sensível redução dos procedimentos cirúrgicos eletivos. Segundo o diretor financeiro da COPAN, na comparação com 2019, o número de procedimentos realizados pelos cooperados reduziu a menos da metade nos meses de abril a maio. Para a presidente da SPA, o impacto chega a 80% na redução do volume de procedimentos. 

Outro assunto debatido na plenária foi a situação de escassez de medicamentos para sedação e intubação de pacientes. Tais insumos são utilizados em larga escala pelos serviços de Terapia Intensiva que atendem pacientes com Covid-19, o que tem causado estresse no abastecimento de hospitais públicos e privados. Diante dessa situação, o CRM-PR e a SPA emitiram nota conjunta ainda na quinta-feira orientando aos diretores técnicos e clínicos que os procedimentos eletivos, cujo adiamento não cause prejuízo aos pacientes, devem ser suspensos até o controle da situação.

Treinamento

A presidente da SPA destacou também as ações que estão sendo realizadas com hospitais e centros de atendimento pela entidade, oferecendo treinamentos para as equipes que estão na linha de frente de combate à pandemia sobre a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o conhecimento sobre drogas para sedação, entre outros assuntos. 

Dra. Maristela ressaltou ainda os materiais produzidos pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), como orientações para o retorno das atividades anestésico-cirúrgicas no contexto da Covid-19 e recomendações para o uso racional de fármacos para anestesia e sedação durante a pandemia. Acesse o site da SBA aqui.
 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios